O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológica
Resumo
O presente artigo partiu de um estudo monográfico que traz uma análise introdutória, fundamentada na crítica ontológica, do ensino da Sociologia no nível médio em escolas públicas brasileiras. Especificamente aqui, nos detivemos em expor o objeto em questão a partir de uma análise das determinações e dos encaminhamentos dados pelos documentos oficiais que abordam questões atinentes ao ensino de Sociologia, quais sejam: os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Percebemos, a partir da referida análise, que os paradigmas vigentes para o ensino de Sociologia nas escolas públicas brasileiras vem causando a perda de seu caráter de fazer com que os alunos se apoderem de uma perspectiva crítica. Verificamos, então, que tal ensino vem passando por um processo de obedecer, cada vez mais, à lógica capitalista de negação do conhecimento, a partir de mecanismos de alienação dos estudantes das escolas públicas, potenciais trabalhadores da classe operária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.