A construção social do racismo e a sua ressignificação contra os imigrantes haitianos

Autores

  • Fernando Diehl Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Resumo

Existem diversas formas e correntes teóricas na sociologia para a compreensão de um fenômeno social. Este trabalho pretende apresentar o conceito de raça, racismo e etnicidade a partir do preconceito sofrido por novos imigrantes – os haitianos - no Brasil. Apresentará um resgate da noção de raça e racismo como construções sociais e em que medida mesmo sendo uma construção social, tais imigrantes - por serem negros - sofrem preconceitos. Demonstrando que existem traços físicos, que geram simbolicamente um preconceito contra um grupo social. Este trabalho, vai discutir como, uma construção social - a de raça –é resignificada para estigmatizar um grupo social recentemente migrado e quais traços que geram o preconceito contra este grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Diehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS). Possui graduação em Ciências Sociais (licenciatura) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Desenvolve pesquisa sobre Identidade; Imigração e Estigmatização. Atualmente, seu trabalho debruça-se sobre o processo de estigmatização dos imigrantes haitianos em pequenas cidades do interior do Rio Grande do Sul. Foi assessor política na Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado-RS. Realizou trabalho voluntário no Haiti, na área de Educação (capacitação de adultos) no período de janeiro-fevereiro de 2014 nas cidades de Porto Príncipe e Les Cayes. Recebeu prêmio de Distinção pelo trabalho de conclusão de curso na graduação.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Diehl, F. (2017). A construção social do racismo e a sua ressignificação contra os imigrantes haitianos. MovimentAção, 3(4), 119–133. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4633