“Territórios” e “Fronteiras” na fronteira: espaços, fatos e relatos a partir de uma aula de campo

Autores

  • Igor Ronyel Paredes Gomes Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

O presente ensaio objetiva a tecer algumas notas sobre território e fronteira, duas categorias caras à ciência geográfica. Para atingir esse intento, nos valemos de observações feitas na fronteira do território sul-mato-grossense do Brasil com o Paraguai, mais especificamente, a porção que corresponde ao sul de Mato Grosso do Sul com o centro-norte do Paraguai, durante uma aula de campo, da Disciplina “Fronteira, Território e Migrações” do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), realizada em Agosto de 2013. Os “espaços” e fatos observados, assim como os diálogos estabelecidos com os agentes sociais que compõem e dão vida a essa porção do espaço geográfico, são aqui descritos-explicados de forma a somar/contribuir para reflexões em torno das relações socioespaciais fronteiriças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Ronyel Paredes Gomes, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2012). Tem conhecimento na área de Geografia Urbana, com ênfase em Produção do Espaço Urbano e Rede Urbana. Atualmente, aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Membro do grupo de estudos ReCiMe, onde se aborda temáticas pertinentes à produção do espaço urbano, com foco nas Cidades Médias.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Paredes Gomes, I. R. (2015). “Territórios” e “Fronteiras” na fronteira: espaços, fatos e relatos a partir de uma aula de campo. MovimentAção, 2(3), 86–107. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4404