Organicidade socioprodutiva: metodologia construtiva de uma autogestão de caráter societal

Autores

  • Édi Augusto Benini Universidade Federal do Tocantins
  • Adalberto Sabino Associação de Apoio a Construção de um Sistema Orgânico do Trabalho Associado (Via SOT)
  • Ana Lúcia Sales Gomes Associação de Apoio a Construção de um Sistema Orgânico do Trabalho Associado (Via SOT)

Resumo

Considerando a autogestão também como uma luta histórica visando transcender a alienação sobre o trabalho, logo, portadora inerente de um princípio ontológico, uma vez que carrega em si elementos relacionados a novas relações sociais de trabalho, buscamos discutir neste artigo, a luz da subsunção formal e material das experimentações autogestionárias frente ao intercâmbio mercantil, uma metodologia que articule e potencialize essa luta histórica dos trabalhadores em associação. Os recursos metodológicos utilizados foram à indução histórica, por meio de revisão e discussão da produção teórica centrada nos temas autogestão e alienação, o raciocínio lógico-dedutivo e a pesquisa participativa, desdobrados numa perspectiva construtivista, na qual os autores estão envolvidos. Considerando os elementos potencialmente emancipatórios de uma sociabilidade autogestionária, em conjunto com os elementos que vem bloqueando a reversão da alienação, é que se formam as condições de ampliação da autogestão, que se traduzem em uma metodologia construtiva de uma estrutura de organicidade socioprodutiva, fundamentada em mediações tanto de recuperação coletiva e solidária de forças produtivas, como também estruturantes de um novo e sistêmico intercâmbio social. Tais mediações sustentariam um processo de avanço da autogestão numa perspectiva emancipatória, isto é, de uma autogestão de caráter societal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Édi Augusto Benini, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2015), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV (2004), especialização em Agricultura Familiar e Extensão Rural - Unitins/MDA (2008) e graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (1999). Professor Adjunto e coordenador do curso de Gestão Pública e Sociedade (especialização) na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Adalberto Sabino, Associação de Apoio a Construção de um Sistema Orgânico do Trabalho Associado (Via SOT)

Articulador da coordenadoria de integração autogestionária da Associação de Apoio a Construção de um Sistema Orgânico do Trabalho Associado (Via SOT), Psicólogo e especialista em Gestão Pública e Sociedade.

Ana Lúcia Sales Gomes, Associação de Apoio a Construção de um Sistema Orgânico do Trabalho Associado (Via SOT)

Articuladora da coordenadoria financeira da Associação de Apoio a Construção de um Sistema Orgânico do Trabalho Associado (Via SOT), administradora e especialista em Gestão Empresarial.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Benini, Édi A., Sabino, A., & Gomes, A. L. S. (2015). Organicidade socioprodutiva: metodologia construtiva de uma autogestão de caráter societal. MovimentAção, 2(3), 01–20. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/4316