Brasil Moçambique: Encontros e Desencontros nos mecanismos de Democracia Participativa Escolar

Autores

  • Pedro Joao Uetela UNESP de Ararauara

Resumo

Na contemporaneidade, a discussão sobre a democracia participativa proliferou significativamente e permeia a vida das instituições em vários domínios e contextos sociais. A concepção da participação parece estar concatenada ao emponderamento da produtividade organizacional e da fortificação cada vez mais da sociedade civil, o que condiciona mudanças paradigmáticas em vários setores e mecanismos de organização. Como consequência, as narrativas dominantes institucionais da contemporaneidade advocam a substituição do verticalismo organizacional em favor do horizontalismo, o abandono do individualismo e a adesão ao coletivismo, criticam o autoritarismo e defendem a confiança nos trabalhadores e negam a exclusão em favor da inclusão. Este turbilhão de fatos parece provar que a mudança institucional em vista à participação é inevitável para o sucesso das organizações. O presente trabalho procura analisar alguns dos mecanismos existentes no Brasil que denotam incentivos e investimento na maximização da gestão institucional participativo com destaque para o setor da educação. Os mecanismos têm a ver com as estratégias aplicadas no Brasil nos últimos 30 anos na promoção do envolvimento através da criação de conselhos gestores, orçamentos participativos, conselhos nacionais, conferências nacionais e audiências públicas. Para tal o estudo se concentra nas fontes documentais, jornais e fontes bibliograficas existentes no Brasil e em Moçambique sobre a temática numa tentativa de abordagem analítica e comparativa destes mecanismos de participação para a educação. O mesmo divide-se em três partes: A primeira se incide sobre a popularização da democracia participativa no Brasil, a segunda sobre Moçambique e a terceira refere-se à magnitude das diferenças e semelhanças na aplicação destes mecanismos para o fortalecimento do setor educativo entre os dois países.


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Biografia do Autor

Pedro Joao Uetela, UNESP de Ararauara

Bolsista da Capes-PECPG, Doutorando em Ciências Sociais  pela UNESP de Araraquara sob a orientação do Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca, Mestre em Gestão e Direção da Educação pela Universidade de Sydney-Austrália e com Diploma em Estudos do Ensino Superior e Desenvovimento no âmbito de intercâmbio entre as Universidades Eduardo Mondlane-Moçambique e Oslo-Noroega. Contacto: uetelaha@yahoo.com

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Publicado

2014-10-14

Como Citar

Uetela, P. J. (2014). Brasil Moçambique: Encontros e Desencontros nos mecanismos de Democracia Participativa Escolar. MovimentAção, 1(1), 18–31. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/movimentacao/article/view/3400