Os impactos provocados com agrotóxicos usados pelo agronegócio canavieiro sobre os camponeses sericicultores e demais produtores do assentamento Betel e comunidade Estrelinha em Glória de Dourados – MS

Cleidivaldo Siqueira Pereira, Rodrigo Simão Camacho

Resumo


Este trabalho busca analisar as resistências dos camponeses frente à territorialização da cana no assentamento Betel – Glória de Dourados – MS, de modo que nossa pesquisa está fundamentada, a partir de uma análise teórica com autores que discutem o paradigma da questão agrária no campo, bem como, foi realizado o trabalho de campo através do diálogo e registros junto aos camponeses assentados. Verificamos que estes estão cercados pelo avanço canavieiro na localidade, fato que tem provocado dificuldades no desenvolvimento de várias atividades. Este processo acarretou em vários impactos territoriais para estes sujeitos, como a perda da produção de alimentos, perda de animais, a perda da biodiversidade, a intoxicação pelo uso dos agrotóxicos passados nas lavouras de cana, de modo que este é um dos principais impactos socioterritoriais abordado em nosso trabalho. Essa realidade pode ser observada a partir da atividade desenvolvida por alguns sericicultores (produtores do bicho-da-seda) dentro do assentamento, onde a luta e resistência se torna o grande trunfo frente à expansão canavieira naquela localidade.

Palavras-chave


Camponeses. Territorialização canavieira. Agrotóxicos.

Texto completo:

PDF

Referências


BOMBARDI, Larissa Mies - Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia / Larissa Mies Bombardi. - São Paulo: FFLCH - USP, 2017. 296 p.

BRASIL, Lei Nº 7.802, de 11 de julho de 1989. Disponível em: www.ucs.br › etc › simposioinovacaoagronegocioucs › paper › viewFile . Acesso em: 22 abr. 2016.

CAMACHO, Rodrigo Simão. Algumas considerações acerca do modo de vida camponês. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v.10, p.1 - 16, 2014.

COSTA, Cinthia Cabral da. Custo e benefícios do uso da pulverização aérea de agrotóxicos na agricultura / Cinthia Cabral da Costa. – São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2017.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-07/pulverizacao-aerea-de-agrotoxico- provoca-danos- -persistentes-dizem especialistas (Publicado em 16/07/2016 - Por Edwirges Nogueira – Repórter da Agência Brasil.

RIGOTTO, Raquel Maria e ROSA, Islene Ferreira. Agrotóxicos (p.88-96); Dicionário da Educação do Campo. / Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. – Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. 788 p.




DOI: https://doi.org/10.30612/mvt.v6i11.10803

ISSN Eletrônico: 2358-9205

 

Indexadores:

 

          

   

 

    

 

oasisbr

   

 

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.