Fronteiras, integração e paradiplomacia

Autores

  • Henrique Sartori de Almeida Prado Universidade Federal da Grande Dourados
  • Tomaz Espósito Neto Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.7342

Resumo

As Relações Internacionais são permeáveis a mudanças. Consequentemente, a análise do comportamento dos atores internacionais não pode ficar resumida a uma única visão de mundo ou de um único modelo proposto. Acompanhando as mudanças globais ocorridas nas últimas décadas, novos atores se beneficiam das ações cooperativas internacionais, dos novos ambientes decisórios e de políticas públicas nacionais que buscam a inserção e a indução nestes novos espaços. Desta maneira, as entidades subnacionais têm-se qualificado cada vez mais para participar das oportunidades ofertadas neste cenário, a descentralização das ações e a ampliação o rol de atores desta relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Sartori de Almeida Prado, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP/UERJ).

Tomaz Espósito Neto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Ciência Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados e Coordenador da Cátedra Jean Monnet (UFGD).

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Prado, H. S. de A., & Espósito Neto, T. (2017). Fronteiras, integração e paradiplomacia. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(12), 1–6. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.7342

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)