Segurança na América Latina: cenários e perspectivas

Autores

  • Sergio Luiz Cruz Aguilar UNESP

Palavras-chave:

Segurança Internacional. América Latina. Cooperação. Coordenação.

Resumo

No período pós Guerra Fria, no campo da segurança, cresceram os mecanismos de cooperação e coordenação entre os Estados latino-americanos, no âmbito das chamadas medidas de confiança mútua. Esses arranjos se apresentam como instrumentos importantes e eficientes de articulação político-estratégica e auxiliam na manutenção da paz na região. O artigo apresenta algumas considerações sobre o cenário atual da América Latina em termos de segurança e defesa. Inicialmente, apresenta conceitos de segurança e defesa e percepções de ameaças pelos Estados. Em seguida, discorre sobre os mecanismos de cooperação e coordenação em segurança que foram estabelecidos no continente americano nos períodos da Guerra Fria e pós Guerra Fria. Finalmente, apresenta considerações sobre o cenário e as perspectivas das questões de segurança na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Luiz Cruz Aguilar, UNESP

Doutor em História. Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da FFC/UNESP - Campus de Marília-SP.

Downloads

Publicado

2013-09-27

Como Citar

Aguilar, S. L. C. (2013). Segurança na América Latina: cenários e perspectivas. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 2(3), 13–37. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/2529

Edição

Seção

Artigos Dossiê - América Latina: Cenários e Perspectivas