O Brasil e a sua fronteira com o Islã: o caso do Suriname

Autores

  • Monique Sochaczewski Goldfeld Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
  • Tassio Franchi

DOI:

https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6729

Resumo

O intuito do artigo é apresentar brevemente a história do Suriname e da presença do Islã neste, contextualizando, portanto, a ligação desse país com a Organização da Cooperação Islâmica, organização que integra desde 1996 e amplia suas relações nos últimos anos. A pesquisa justifica-se por se tratar do país com o qual o Brasil tem significativa fronteira, mas segue ainda de pouco conhecimento acadêmico e do público em geral. Faz-se revisão da literatura consolidada e pesquisa empírica em arquivos pessoais e periódicos, bem como entrevistas temáticas de História Oral, buscando apresentar amplo painel de país em que as relações bilaterais passam fortemente pelo campo da Defesa e que apresenta um Islã bastante dissonante de radicalismo e intolerância apresentado largamente pela mídia e outras fontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Sochaczewski Goldfeld, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da ECEME. Coordenadora do MBA em Relações Internacionais da FGV-Rio.

Tassio Franchi

Professor do Programa de Pos-Graduacao em Ciencias Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exercito.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Goldfeld, M. S., & Franchi, T. (2017). O Brasil e a sua fronteira com o Islã: o caso do Suriname. Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 6(12), 134–153. https://doi.org/10.30612/rmufgd.v6i12.6729

Edição

Seção

Artigos Dossiê - Fronteiras, Integração Regional e Paradiplomacia