Sobre a Revista

Foco e Escopo

Ipsum Civil - (ISSN      -     ), tem como objetivo tornar público resultados de trabalhos realizados no campo da Engenharia Civil desenvolvidos no âmbito local, regional, nacional e internacional, por acadêmicos e profissionais da área.  As áreas temáticas de abrangência da Ipsum Civil são: Arquitetura e Urbanismo, Construção Civil, Transportes, Sistemas Estruturais, Geotecnia e Hidrotecnia. Pesquisas relacionadas aos temas Sustentabilidade, Eficiência Energética e Materiais serão bem recebidos. Os trabalhos encaminhados serão avaliados pelo Comitê Editorial e por consultores ad hoc e, no processo de seleção, serão observados os seguintes critérios: prioridade do tema, consistência científica, originalidade, atualidade da informação e atendimento das normas éticas e técnicas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos submetidos à Ipsum Civil serão avaliados pelo Comitê Editorial e por consultores ad hoc, em número de dois, e não havendo consenso para a publicação, será submetido à uma terceira análise. No artigo publicado constarão as datas de recebimento e aceitação do mesmo.
Na avaliação dos trabalhos submetidos serão observados os seguintes critérios: prioridade do tema, consistência científica, originalidade, atualidade da informação e atendimento das normas éticas e técnicas, sendo encaminhados para publicação aqueles aprovados pelos pareceristas.
Fica resguardado o direito do autor de submeter seu manuscrito a outro periódico, caso seja reprovado na avaliação por pares desta Revista.
Os artigos são avaliados pelos pareceristas em regime de blind peer-review. Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. 

Periodicidade

As publicações ocorrem semestralmente, no entanto os artigos são recebidos em fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

IPSUM CIVIL

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Ipsum Civil é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta revista está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

Histórico do periódico

A revista IPSUM CIVIL surgiu de uma necessidade regional para publicação de pesquisas e estudos da área da Construção civil na Região Sul Matogrossense. Observando a demanda de pesquisas e resultados que não teriam projeção não fosse uma iniciativa como está, foi que os docentes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) se mobilizaram a fim do desenvolvimento e difusão do conhecimento produzido na micro e macro região de Dourados.  A palavra IPSUM te origem latim e significa "engenharia", foi escolhida para representar esse canal de relacionamento entre diversos autores e áreas de conhecimentos ligados a Engenharia Civil.