Formação docente para o uso das tecnologias móveis na escola: em busca de novas propostas formativas

Autores

  • Célia Regina de Carvalho Professora Adjunta da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente- SP

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9181

Palavras-chave:

Tecnologias móveis. Escola. Ações de formação. Professores.

Resumo

No presente artigo analisamos as contribuições de ações de formação continuada do ProInfo Intregrado que possibilitassem a integração de tecnologias digitais e móveis no processo de ensino e aprendizagem. Se refere a um estudo cujo objetivo geral consistia em analisar e avaliar a implementação de uma proposta de formação continuada envolvendo professores da rede pública do município de Naviraí – MS sobre o uso de tecnologias móveis na escola. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa, na qual procedemos a um levantamento documental de materiais de cursos ofertados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, no período de 2010 a 2014. Os resultados demonstram que estas ações pretendem dotar gestores e professores de conhecimentos necessários para se apropriarem das tecnologias a fim de integrá-las no trabalho docente. Porém, são pensadas em nível nacional, na modalidade semipresencial, desconsiderando a realidade e peculiaridade das escolas instituições, bem como os variados níveis de apropriação dos participantes. Recomendamos a instauração de propostas formativas que considerem as demandas provenientes das instituições e as necessidades dos professores e que estejam ligadas à realidade pela qual estão inseridos.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Carvalho, C. R. de. (2018). Formação docente para o uso das tecnologias móveis na escola: em busca de novas propostas formativas. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 6(12), 154–168. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9181

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo