A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professores

Autores

Palavras-chave:

Inclusão. Educação Física Adaptada. Formação de Professores.

Resumo

O presente trabalho expõe considerações sobre os desafios e avanços conquistados na inclusão dos alunos com deficiência sensorial ou não sensorial nas aulas de Educação Física. Para compreensão de como ocorre essa inclusão, foi realizada uma pesquisa de campo, através da aplicação de questionário aos profissionais da Educação Física, em cinco escolas da rede municipal de Ponta Porã – MS. O objetivo do trabalho foi identificar o pensamento dos professores de Educação Física Escolar da rede regular sobre a inclusão de alunos com deficiência para detectar o posicionamento dos professores de Educação Física com relação à inclusão dos educandos com necessidades especiais em suas aulas, e se acontecem ou não as aulas inclusivas. Nesse sentido é possível inferir que: as ações dos professores sobre as aulas de educação física, com relação à inclusão de pessoas em condição de deficiência, ainda não estão efetivando o que aparece em seus discursos, o que revela um descompasso entre pensamento e ação, dessa forma a legislação concernente a inclusão, no contexto da Educação Física Escolar, ainda não tem guarita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Fátima da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Ponta Porã

Profa. Adjunta na UFMS

Curso de Pedagogia

Dra. Em Atividade Física, Adaptação e Saúde.

Pós doc em Educação.

 

Lino Gonçalves, Professor da SEED/EF

Professor da rede estadual de ensino do MS

Downloads

Publicado

2017-06-15

Como Citar

Silva, R. de F. da, & Gonçalves, L. (2017). A inclusão dos alunos com deficiência sensoriais e não sensoriais nas aulas de Educação Física de Ponta Porã e a abordagem dos professores. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(8), 180–179. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6298

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo