Os múltiplos letramentos e a constituição do sujeito alfabetizado

Autores

  • Monique de Campos Ribeiro Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Letramento. Alfabetização. Esferas de letramento.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo identificar e descrever as práticas sociais de letramento que fazem parte do universo do alfabetizando e realizar um levantamento dos materiais de leitura e escrita com os quais as crianças convivem em seu ambiente familiar e escolar. Para tanto, sob a ótica dos estudos do letramento, foram entrevistadas dez crianças que frequentam uma turma de alfabetização da rede pública estadual de Dourados/MS. As ferramentas metodológicas utilizadas para a investigação são análise textual e levantamento de dados. Os materiais coletados durante a investigação têm origens em questionários e entrevistas respondidos pelos estudantes. Com base nos dados coletados e nas análises realizadas conclui-se que a análise do espaço doméstico permite visualizar os discursos referentes à leitura que acabam por constituir o aluno leitor, uma vez que o incentivo dado a leitura e os materiais presentes no cotidiano acabam por influenciar as práticas de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique de Campos Ribeiro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados. Bolsista CNPQ de Iniciação Científica.

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pedagoga, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em alfabetização pela Faculdade Porto-alegrense (FAPA). Atua como professora adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2016-05-13

Como Citar

Ribeiro, M. de C., & Silva, T. da. (2016). Os múltiplos letramentos e a constituição do sujeito alfabetizado. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(4), 37–48. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4812

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo