As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)
  • Moane Marchesan Krug Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.8700

Palavras-chave:

Educação Física. Fases da carreira docente. Dificuldades pedagógicas.

Resumo

O estudo objetivou identificar e analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), de uma rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), em diferentes fases na carreira docente, sobre as suas dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte e cinco professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade, sendo cinco de cada fase da carreira docente (entrada; estabilização; diversificação; serenidade e/ou conservantismo; e, desinvestimento). Concluímos que, as dificuldades pedagógicas no cotidiano escolar permeiam todas as fases da carreira dos professores de EF da EB e que as principais foram “as condições de trabalho difíceis/precárias”, “o baixo salário” e “a indisciplina dos alunos”.

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Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM), Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM), Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ex-professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integal à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Professor dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Doutora em Educação em Ciências: Quimica da Vida e Saúde (UFSM); Professora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Moane Marchesan Krug, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutora em Educação Física (UFSC); Professora do Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Educação Física (UFSM); Doutorando em Educação (UFSM); Professor da Faculdade de Horizontina (FAHOR).

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Publicado

2019-08-03

Como Citar

Krug, H. N., Krug, R. de R., Krug, M. de R., Krug, M. M., & Telles, C. (2019). As dificuldades pedagógicas em diversas fases da carreira de professores de educação física na educação básica. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(13), 223–246. https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.8700

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo