A importância da resiliência na educação inclusiva

Autores

  • Mônica Lilian de Farias UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Karolina Lima dos Santos Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Ana Lúcia Galvão Leal Chaves UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.8470

Palavras-chave:

Resiliência. Educação Inclusiva. Professores.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo compreender como o conceito de resiliência é percebido por professores que atuam diretamente com alunos com necessidades educativas específicas, em relação à inclusão escolar. Dessa forma, inferimos a importância da temática da resiliência, considerada a capacidade das pessoas superarem as adversidades encontradas no caminho (ANTUNES, 2007; COSTA, 1995). Utilizamos, para apreciação dos dados coletados, a análise de conteúdo segundo Bardin (2004) e como procedimento metodológico, entrevistas semiestruturas com seis professores do Ensino Fundamental I que tivessem alunos com necessidades educativas específicas em sua sala de aula. Os resultados construídos retratam que ainda há grande desconhecimento por parte dos professores entrevistados a respeito do que seria resiliência. Notou-se, ainda, que a maioria desconhece as palavras que estão mais ligadas à resiliência e que apenas um dos participantes revelou ser de importância o exercício da resiliência para a educação inclusiva, o que confirma a necessidade de realizar formações específicas sobre o assunto. Portanto, de um modo geral, consideramos indispensável que os professores que atuam na educação de alunos com necessidades educativas específicas tenham um conhecimento sobre resiliência, desenvolvendo um trabalho mais direcionado a estes alunos, mostrando-lhes que a superação faz parte do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Lilian de Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

LICENCIADA EM PEDAGOGIA PELA UFPB, ANO 1996.

PROFESSORA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, PE. HÁ OITO ANOS ATUA COMO PROFESSORA NO ATEDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.

MESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA- CENTRO DE CIÊNCIAS ACADÊMICAS DO AGRESTE - UFPE

Karolina Lima dos Santos Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

LICENCIADA EM MATEMÁTICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

MESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA- UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO DE CIÊNCIAS ACADÊMICAS DO AGRESTE - UFPE/CAA

Ana Lúcia Galvão Leal Chaves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

PROFESSORA DOUTORA DO NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE(NFD) E PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/PPGECM- UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- CENTRO DE CIÊNCIAS ACADÊMICAS DO AGRESTE - UFPE/CAA

Referências

ANTUNES, Celso. Resiliência: A construção de uma nova pedagogia para uma escola pública de qualidade. 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

ARRUDA, L. B. C.; SILVA, J. M.; LEAL, A. L. A confiança através do olhar de Otto Friedrich Bollnow e a relação com a resiliência na formação de professores. In: Maria Goretti de Vasconcelos Silva; Carlos Alberto Santos de Almeida; Maria Izabel Gallão; Francisco Régis Vieira Alves. (Org.). Propostas inovadoras de ensino-aprendizagem no ensino de ciências e matemática. 1ed. Curitiba: CRV, 2018, v., p. 33-38.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro, Lisboa; Edições 70, 2004.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referenciais para a Formação de Professores. Brasília: SEF/ MEC, 1999.

CONDORELLI, A.; GUIMARÃES, C. F.; AZEVEDO, C. R. S. O papel do educador como tutor de resiliência à luz das ideias de Boris Cyrulnik. Revista Polyphonía, v. 21, p. 4 a 20, jun. 2010.

COSTA, Antonio. Carlos. Gomes da. Resiliência. Pedagogia da presença. São Paulo: Modus Faciend, 1995.

CYRULNIK, Boris. Falar de amor à beira do abismo. São Paulo: Martins Fontes pág. 174, 2006.

FAJARDO, Indinalva Nepomuceno. Resiliência e Educação: Exemplo das Escolas do Amanhã. Curitiba/PR, ed. Appris, 2015. Cap. 5.

LEAL Ana Lúcia. Resiliência e formação humana em professores do ensino fundamental I da rede pública municipal: em busca da integralidade. 2010. 251 f. Trabalho de conclusão de curso (Tese) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, 2010.

MELLO, Guiomar Namo de. Professores para a igualdade educacional na América Latina: qualidade e nenhum a menos. UNESCO, 2005, Revista Prelac. nº.1, p. 25 a 36, junho 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade / Suely Ferreira Deslande; Romeu Gomes; Maria Cecília de Souza Minayo (organizadora). 33. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

RIECKEN, Claudia. Sobreviver: instinto de vencedor: os 12 pontos da resiliência e a personalidade dos sobreviventes. São Paulo: Saraiva, 2006.

SAMANIEGO, Jonathan Guilherme Silva; BOUFLEUR, Emne Mourad. Resiliência e educação: como o professor e sua metodologia podem desenvolver habilidades de enfrentamento às adversidades. Revista Magsul de Educação da Fronteira, v. 2, n. 1, p.221-250, Mar. 2017.

TAVARES, Jose. (Org.). Resiliência e Educação. São Paulo: Cortez, 2001.

VILETE, Liliane Maria Pereira. Resiliência a eventos traumáticos: conceito, operacionalização e estudo seccional. Disponível em: http://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2552. Acesso em 27 mai. 2017.

ZANATA, Camila; TREVISO, Vanessa. Cristina. Inclusão escolar: conquistas e desafios. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 3 (1): 15-30, 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Farias, M. L. de, Araújo, K. L. dos S., & Chaves, A. L. G. L. (2018). A importância da resiliência na educação inclusiva. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 6(12), 33–45. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.8470

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo