A contribuição do jogo tradicional de tabuleiro no contexto escolar

Autores

  • Juslei Teixeira Teles Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marina Vinha Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Jogo de Tabuleiro.

Resumo

O estudo teve por objetivo levantar diferentes formas de jogar utilizando tabuleiro, com vistas a contribuir como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. Os objetivos específicos foram: organizar um acervo de jogos de tabuleiros obtidos em fontes on-line, sistematizar os referidos jogos de acordo com as particularidades e semelhanças na forma de jogar, e sugerir procedimentos para a inserção dos jogos como conteúdo da Educação Física Escolar. A pesquisa foi bibliográfica e descritiva. A metodologia foi pautada na exploração de leituras e estipulação de um quantitativo de 6 tipos de jogos de tabuleiros. O referencial teórico foi pautado nos documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas; Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais, Dicionário de Educação Física, Desporto e Saúde. Nas considerações finais apontamos modos de jogar e propostas para encaminhamento nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juslei Teixeira Teles, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada no curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD 2011-2014). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID 2012-2014), na UFGD. Monitora de Educação Física no Programa Mais Educação na Escola Municipal Franklin Luiz Azambuja (2015). Participante do Grupo de Estudos Ludodiversidade e Saúde Social (GEPLUSS/CNPq/UFGD). Estudo Pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial (UFGD/2017)

Marina Vinha, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Adjunta do Curso de Educação Física, Faculdade de Educação

Downloads

Publicado

2017-06-15

Como Citar

Teles, J. T., & Vinha, M. (2017). A contribuição do jogo tradicional de tabuleiro no contexto escolar. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(8), 136–152. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6314

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo