Tematizando o futsal nas aulas de Educação Física: quando meninos e meninas trocam passes

Autores

  • Pedro Alves Castro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB)
  • Daiane Fabrícia Vaz de Oliveira Sousa Universidade do Estado da Bahia - Campus XII
  • Marlon Messias Santana Cruz Universidade do Estado da Bahia - Campus XII
  • Ana Gabriela Alves Medeiros Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus XII

Palavras-chave:

Futsal. Currículo Cultural. Gênero.

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência da prática pedagógica envolvendo o futsal, desenvolvida em um colégio público da rede estadual de ensino, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Os atores envolvidos foram estudantes de ambos os sexos, em uma faixa etária entre dez e doze anos, com uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. As aulas foram fundamentadas na Perspectiva Cultural, desenvolvidas didaticamente em mapeamento, tematização, aprofundamento, ampliação, ressignificação e avaliação dos conhecimentos. A partir desta prática pedagógica pôde-se evidenciar várias situações com o futsal, que são as bases para a construção das relações de gênero e sua perpetuação pelo tempo, assim como a efetivação dos sentidos e significados atribuídos aos elementos da cultura corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Alves Castro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB)

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XII). Especialista em Educação Física Escolar, pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestrando em Educação, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB). Membro do Grupo de Pesquisa Currículo e Formação Docente (UESB).

Daiane Fabrícia Vaz de Oliveira Sousa, Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

Graduanda em Educação Física (UNEB-Campus XII).

Marlon Messias Santana Cruz, Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB-Campus XII. Pós Graduado, Especialista em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Educação Física Esportes & Lazer pela LEPEL - FACED - UFBA (Universidade Federal da Bahia). Tem experiência na área de Educação Especial, Educação Regular e Formação de Professores, com ênfase em Educação Física Escolar. Professor Pesquisador do GRUPO AGENTE. Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. UNEB - Campus XII (Guanambi).

Ana Gabriela Alves Medeiros, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus XII

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar e Esporte (GPEFE/UESC) e do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (AGENTE/UNEB). Pós-graduada em Gestão Esportiva. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus XII). Contato: gabimedeirosef@gmail.com

Downloads

Publicado

2017-06-15

Como Citar

Castro, P. A., Sousa, D. F. V. de O., Cruz, M. M. S., & Medeiros, A. G. A. (2017). Tematizando o futsal nas aulas de Educação Física: quando meninos e meninas trocam passes. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(8), 225–234. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/6082

Edição

Seção

Relatos de Experiência