A formação do professor de Educação Física da UFGD e o conhecimento sobre a história e cultura africana e afro-brasileira

Autores

  • Leandro de Souza Silva Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Educação
  • Eugenia Portela de Siqueira Marques Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Educação física. Formação do professor. Relações étnico-raciais.

Resumo

O presente artigo traz uma breve análise da formação do professor de Educação Física em licenciatura na Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, no contexto das políticas de educação para as relações étnico-raciais. Para tanto, optou-se pela problematização em torno da lei 10639/03. Na hipótese de o curso apresentar falhas no segmento de formação de um professor que saiba lidar com conteúdos e questões raciais no ambiente escolar, utilizou-se dos métodos de revisão bibliográfica fundamentados nos estudos de Fernandes (1978), Marques (2014) e Candau (2002), entre outros. Aplicou-se um questionário aos acadêmicos do segundo e oitavo semestres do curso, cujo resultado apontou para a não existência de diferenças significativas entre os semestres investigados e para a ideia de que as disciplinas ministradas não contribuíram com o ensino das diretrizes curriculares nacionais para as relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro de Souza Silva, Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Educação

Formado em Educação Física, pesquisador na Área da Educação, com ênfase no ensino superior na perspectiva das relações Etico-raciais.

Eugenia Portela de Siqueira Marques, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-Doutora em Educação pela UFPR (2015). Doutora em Educação pela UFSCar (2010). Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2004). É graduada em: Ciências Jurídicas (1998); Pedagogia (1993) e Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar (1994), ambas pela Universidade Católica Dom Bosco, e Letras pelas Faculdades Católicas de Mato Grosso (1987). Atualmente é Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - MS. Chefe do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro- NEAB/UFGD. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores - GEPRAFE. Preside a comissão OAB VAI A ESCOLA. Tem experiência nas áreas de: Educação, Diversidade e Inclusão; Ciências Jurídicas, com ênfase em Educação Superior e Educação para as relações étnico-raciais, Gestão Escolar. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, políticas da educação superior e diversidade étnico-racial e inclusão.

Downloads

Publicado

2017-06-15

Como Citar

Silva, L. de S., & Marques, E. P. de S. (2017). A formação do professor de Educação Física da UFGD e o conhecimento sobre a história e cultura africana e afro-brasileira. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(8), 17–32. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5769

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo