Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13108

Palavras-chave:

Ensino Superior. Educação Especial. Inclusão.

Resumo

O presente trabalho tem como tema a inclusão dos estudantes PAEE no ensino superior. O objetivo do estudo é apresentar um comparativo dos dados censitários da Educação Superior no Brasil e no Mato Grosso do Sul entre 2013 e 2017. Como metodologia foi utilizada a pesquisa documental com o levantamento dos dados do censo da Educação Superior no site do INEP, no que tange: o número de instituições; sua organização e distribuição; o número geral de matrículas; o número geral de concluintes; o número de matrículas de estudantes PAEE no Brasil, na região Centro-Oeste e no estado de Mato Grosso do Sul. Como resultados, observou-se uma diminuição no número das IPES brasileiras, mas em relação ao Mato Grosso do Sul o número permaneceu o mesmo. O número de matrículas e concluintes geral apresentou um leve aumento. Do mesmo modo percebeu-se aumento no número de matrículas dos estudantes PAEE nas IPES brasileiras, no Centro-Oeste e no MS, mas ainda o número total não é significativo.

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Biografia do Autor

Etiene Paula da Silva Diniz, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD)

Aline Maira da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação Especial e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD).

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Diniz, E. P. da S., & Silva, A. M. da. (2020). Comparativo dos dados censitários da educação superior no Brasil da implementação do Programa Incluir aos dias atuais. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–13. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13108

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social

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