Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência

Autores

  • Clair Moron dos Santos Munhoz Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados-MS https://orcid.org/0000-0001-9348-3205
  • Cristina Fátima Pires Ávila Santana Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados-MS
  • Mariolinda Rosa Romera Ferraz Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados-MS
  • Elis Regina dos Santos Viegas Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados-MS http://orcid.org/0000-0002-9557-3471

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10076

Palavras-chave:

Alfabetização. Formação continuada. Dificuldades de aprendizagens. Alfabetização infantil.

Resumo

O relato apresenta a experiência do Programa de Acompanhamento Escolar (PAE) que configurou-se em atendimento à criança com dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização e em formação continuada com os profissionais alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados-MS, no período de 2005 a 2012. Essa experiência parte do princípio de que a superação do fracasso na alfabetização inicial encontra-se no interior da escola, no trabalho coletivo e na formação continuada dos educadores. Expõe ações da mantenedora, Secretaria Municipal de Educação, nesse âmbito como proposição de política educacional, que consiga articular junto às escolas caminhos possíveis para o auxílio e superação das questões de evasão e repetência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, assim, intervir na realidade escolar contribuindo para o avanço do desempenho da criança. Do total de crianças matriculadas nos anos iniciais do período destacado, 29,42% foram contempladas no programa e aproximadamente 78,8% do total atendido obtiveram êxitos como elevação da auto-estima, companheirismo, maior interesse pela escola e pela aprendizagem, e foram aprovadas no ano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clair Moron dos Santos Munhoz, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados-MS

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados-MS.

Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados-MS

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados-MS.

Mariolinda Rosa Romera Ferraz, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados-MS

Mestre em Letras pela Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE/UFGD). Técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados-MS.

Elis Regina dos Santos Viegas, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Dourados-MS

Doutora em Educação (2019) pela Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Educação (2012-2014), especialista em Docência na Educação Infantil (2014-2016), graduada em Pedagogia (2010), ambos pela FAED/UFGD. É técnica em multimeios didáticos e, em serviços públicos - eixo tecnológico: gestão e negócios. Professora efetiva do quadro permanente da Prefeitura Municipal de Dourados-MS.É membro do Grupo Estado, Políticas e Gestão da Educação (GEPGE), Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF) e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Conselhos Municipais de Educação no Brasil (GEP-CMEBr).

Referências

BRASIL. Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília-DF: 1996.

DOURADOS. Minuta do Plano Municipal de Educação. Secretaria Municipal de Educação. Dourados-MS: SEMED, 2004.

KRAMER, S. Avanços retrocessos e impasses da política de educação pré-escolar no Brasil. Revista Educação e Sociedade, São Paulo, n. 28, 1987.

KRAMER, S.; SOUZA, S. J. Debate Piaget Vygotsky e as políticas educacionais. Caderno Pesquisa, n. 77, p. 69, maio 1991.

LEONTIEV, A N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones ciencias del hombre, 1978.

LIMA, E. C. A. S. S. O conhecimento psicológico e suas relações com a educação. Em Aberto, Brasília, ano 9, n. 48, out./dez. 1990.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sóciocultural. São Paulo: Scipione, 1995.

SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. de (Orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. 3. ed. Campinas–SP: Papirus, 1994. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

SMOLKA, A. L. B. O trabalho pedagógico na diversidade (adversidade?) da sala de aula. In: Anais... 1º Seminário sobre “Dificuldade e distúrbios de aprendizagem”. Faculdade de Ciências Médicas. UNICAMP: 1988.

VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Editora Libertad, 1993.

VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Líber, 2007.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Munhoz, C. M. dos S., Santana, C. F. P. Ávila, Ferraz, M. R. R., & Viegas, E. R. dos S. (2020). Programa de acompanhamento escolar da rede municipal de ensino de Dourados-MS: um relato de experiência. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 8(15), 330–341. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10076

Edição

Seção

Relatos de Experiência