Letras e canções, sujeitos e interpretações: aproximações entre música e ensino de História

Autores

  • Rodrigo Luis dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8376

Palavras-chave:

Música. Ensino. História.

Resumo

O ensino de História tem, nos últimos anos, passado por importantes processos de mudanças, abarcando novas abordagens, métodos e linguagens, constituindo, em decorrência, uma necessária renovação. Diante desta realidade, buscamos, neste artigo, trazer algumas reflexões conceituais sobre a utilização da música como instrumento pedagógico nas aulas da disciplina de História. Por se tratar de um produto cultural humano, de circulação social, a música é influenciada e também exerce poder de influenciar as diferentes camadas da sociedade. Deste modo, se constitui uma importante fonte de pesquisa e análise no campo do ensino. Para tanto, deve-se levar em consideração elementos internos e externos que perpassam a produção musical, necessitando-se, assim, capacitar professores e alunos para melhor explorarem as possibilidades deste recurso. Metodologicamente, este artigo irá explorar mais o caráter reflexivo sobre a utilização da música no âmbito do processo de ensino-aprendizagem do conhecimento histórico, buscando fornecer subsídios para sua aplicabilidade em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Luis dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutorando em História (bolsista PROSUC/CAPES) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui mestrado em História (bolsista FAPERGS/CAPES) (2016) e graduação em Licenciatura Plena em História (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor dos Cursos de Graduação em Licenciatura em História e Geografia do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), além de ser membro da Equipe Editorial da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Professor da disciplina de História no Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes (Ensino Fundamental II) e Colégio CNEC de Estância Velha (Ensino Fundamental II e Ensino Médio). Atuou como historiador voluntário e coordenador de estágios (2013-2016) do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Integrante, na qualidade de pesquisador, do grupo de pesquisa (CNPq) Núcleo de Estudos de História da Imigração (NEHI), na linha de pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro e atual presidente (Gestões 2016-2017 e 2018-2019) da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB) e sócio da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS), onde é vice-coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Estudos Étnicos e Migrações (Coordenação 2017-2018). Foi integrante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom e conselheiro titular no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (2016-2018). Associado e membro da Diretoria (Tesoureiro/Gestão 2018-2020) do Instituto Histórico de São Leopoldo (IHSL). Tem interesse e atua nos seguintes temas: imigração e sua contextualização social e política; Brasil e Rio Grande do Sul imperial e republicano (Primeira República e Período Vargas); Estado Novo, nacionalismo e ações de nacionalização; patrimônio, museus e acervos documentais e históricos; ensino de História e uso de fontes audiovisuais e impressas em sala de aula.

Referências

ABUD, Kátia Maria; GLEIZER, Raquel. A música popular: resistência e registro. In: História – módulo 4. Programa Pró‐Universitário (Universidade de São Paulo e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo). São Paulo: Dreampix Comunicação, 2004.

ABUD, Kátia Maria; A construção de uma Didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. História. São Paulo, v. 22, n. 1, p.183-193, 2003.

AZEVEDO, Crislane B. A renovação dos conteúdos e métodos da história ensinada. Revista Percursos. Dossiê: Ensino de História, Florianópolis, EDESC/FACED, Jul. Dez, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. (Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira). 8.ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CHARTIER, Roger. História da Cultura – entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

CORREIA, Janaina dos Santos. O uso da fonte literária no ensino de história: diálogo com o romance “Úrsula” (final do século XIX). História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 2, jul./dez. 2012.

DAVID, Célia Maria. Música e ensino de história In: SCHLUNEN, Elisa Tamoe Morya; MALATIAN, Teresa Maria (orgs.). Caderno de formação: formação de professores didática de conteúdos. São Paulo: cultura acadêmica, 2012, v. 8, p. 108-123.

DUARTE, Milton D. F. A música e a construção do conhecimento histórico em aula. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2011.

DUARTE, Geni R.; GONZALEZ, Emílio. Pensando a América Latina: música popular, política e Ensino de História. In: CERRI, Luis F. (Org.). Ensino de História e Educação: olhares em convergência. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2006.

DUBUC, Alfred. História e cultura, ou defesa do ensino de história. In: DUBUC, Alfred. A história e seu ensino. Coimbra: Almedina, 1976.

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2002.

FISCHER, Ernest. A necessidade da arte. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar; Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1984.

FONSECA, Selva G. Didática e prática de ensino de história. Campinas: Papirus, 2003.

FIÚZA, Alexandre F. Reflexões sobre o trabalho com canções na sala de aula. In: CERRI, Luis F. (Org.). Ensino de História e Educação: olhares em convergência. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2006.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. 9. ed. Porto Alegre: L&PM, 2002.

GUERRA, Fabiana de P; DINIZ, Leudjane M. V. A incorporação de outras linguagens no Ensino de História. História & Ensino. Revista do Laboratório de Ensino de História. 1995. p. 127–140.

HALL, Stuat. Cultura e representação. Tradução: Daniel Miranda e Willian Oliveira. Rio de Janeiro: Apicuri, 2016.

HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de História: palavras, sons e tantos sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

LEONTIEV, Alexei N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del hombre, 1978.

LOMBARDI, José C. História e historiografia da educação: atentando para as fontes. In: LOMBARDI, José C; NASCIMENTO, Maria I. M. (Orgs). Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas: Autores Associados, 2004.

MORAES, José G. V. de. História e Música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 20, n. 39, 2000. p. 203-221.

NAPOLITANO, Marcos. História e Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

NAPOLITANO, Marcos. A História depois do papel: os historiadores e as fontes audiovisuais e musicais. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2005.

ORLANDI, Erni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.

PARANHOS, Adalberto. Os desafinados: sambas e bambas no “Estado Novo”. São Paulo: Intermeios; CNPq; Fapemig, 2015.

PARANHOS, Adalberto. A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo. ArtCultura, Uberlândia: Edufu, n.9, p.22-31, 2004.

PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

PUENTES, Roberto V.; LONGAREZI, Andréa M. Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.29, n.1, p.247-271, 2013.

REIS, José Carlos. Escola dos Annales, a Inovação em História. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

ROCHA, Helenice. Linguagem e novas linguagens: pesquisa e práticas no ensino de história. In: O ensino de História em questão: Cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2015.

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Universidade de Brasília, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Instituições de memória e organização de acervos para a história das instituições escolares. In: SILVA, João Carlos da; ORSO, José Paulino; CASTANHA, André Paulo; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha (Orgs.). História da educação: arquivos, instituições escolares e memória histórica. Campinas: Alínea, 2013.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Verbete “Indústria cultural”. In: SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 225-230.

SILVA, Marcos. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.

TEODORO, Janice. Educação para um mundo em transformação. In: KARNAL, Leandro (org.). História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.

VYGOSTKY, Lev S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, São Paulo. v.21, n.4, p.681-701, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Santos, R. L. dos. (2018). Letras e canções, sujeitos e interpretações: aproximações entre música e ensino de História. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 6(11), 192–206. https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8376

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo