Infância, gênero, brinquedos e brincadeiras de meninos e meninas

Autores

  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Míria Izabel Campos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Edilaine de Mello Macedo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Crianças. Relações de gênero. Educação Infantil.

Resumo

O artigo traz uma investigação cujo objetivo foi conhecer e compreender a forma de construir as relações entre as crianças, seus brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. Realizaram-se estudos bibliográficos sobre infância, brinquedos, brincadeiras e gênero; e observação de caráter etnográfico em Pré-Escola do distrito de Indápolis/Dourados/MS. Verificou-se a presença de poucos brinquedos, mas era permitido às crianças levarem-nos de casa. Os meninos brincavam de carrinhos, tratores e colheitadeiras, representando seu cotidiano de crianças da zona rural. As meninas brincavam de casinha, montar prédios e construir utensílios de casa. Em contrapartida, presenciaram-se crianças brincando juntas, transgredindo o que a sociedade considera predeterminado para cada gênero, e concluiu-se que meninos e meninas podem se relacionar de maneiras não sexistas, possibilitando relações de gênero mais igualitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Associada da FAED-UFGD; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC). Orientadora desta Pesquisa (CNPq/FUNDECT).

Míria Izabel Campos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Assistente da FAED-UFGD; Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC). Coorientadora desta Pesquisa (CNPq/FUNDECT).

Edilaine de Mello Macedo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC). Bolsista de Iniciação Científica/PIBIC.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Sarat, M., Campos, M. I., & Macedo, E. de M. (2017). Infância, gênero, brinquedos e brincadeiras de meninos e meninas. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(7), 121–134. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5907

Edição

Seção

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica