A gestão educacional em um centro de Educação Infantil de Dourados

Autores

  • Andréia Vicência Vitor Alves Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Maria Aparecida Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Educação infantil. Gestão democrática. Participação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a gestão educacional em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEIM) do município de Dourados, denominado nesse estudo de CEIM Margarida, no intuito de aprender que concepção de gestão educacional apresenta e como ela vem sendo materializado na atuação dos docentes nessa instituição. Metodologicamente, este estudo está fundamentado na pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a obtenção dos dados, aplicamos questionário com perguntas abertas e fechadas para um professor de cada turma do CEIM, no ano de 2015. Concluímos que há indicativos de que apesar de a normatização do CEIM Margarida apresentar como concepção de gestão educacional a democrática, a gestão materializada nesse CEIM não apresenta características e mecanismos dessa gestão, já que apresenta, dentre suas ações, iniciativas individualizadas dos professores e a centralização do poder nas mãos da coordenação pedagógica sobre as mesmas (reunião com pais, elaboração do planejamento coletivo e dos projetos da escola, elaboração do PPP e do Regimento Interno do CEIM), que não possibilita a descentralização do poder, o diálogo, a autonomia, o trabalho coletivo e a participação da comunidade escolar em todos os âmbitos do supramencionado CEIM, como requer a gestão democrática da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação, especialização e mestrado em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora da Faculdade de Educação da UFGD.

Maria Aparecida Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduada em Pedagogia e Especialista em Docência na educação Infantil da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Alves, A. V. V., & Gonçalves, M. A. (2017). A gestão educacional em um centro de Educação Infantil de Dourados. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(7), 36–55. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5905

Edição

Seção

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica