A Educação Física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área

Autores

  • Marilene Zandonade Prandina Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD
  • Maria de Lourdes dos Santos FAED/UFGD - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Educação básica. Escolas Públicas. Professor.

Resumo

A Educação Física escolar é uma disciplina obrigatória nas escolas de educação básica, mas nem sempre é valorizada pela sociedade, visto que na maioria das vezes é considerada apenas como uma forma de recreação ou passatempo. Além disso, os professores da área encontram muitas dificuldades para exercerem suas atividades, como por exemplo, falta de materiais e estrutura física; falta de interesse dos alunos e pouco reconhecimento da profissão. O presente artigo visa demonstrar, por meio de uma pesquisa bibliográfica e da aplicação de questionários a alguns professores de escolas públicas, as principais dificuldades encontradas pelos educadores da área, mas também que a Educação Física escolar é essencial ao desenvolvimento dos alunos. Aponta à importância da Educação Física escolar e o quanto a profissão encontra-se desvalorizada, necessitando de recursos e materiais para que os professores possam desenvolver, de forma adequada, suas funções proporcionando aos alunos melhor qualidade de vida e do desenvolvimento educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Zandonade Prandina, Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD

Graduada no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Maria de Lourdes dos Santos, FAED/UFGD - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul. Possui graduação em História (licenciatura e bacharelado, 1996), mestrado em História (1999) e doutorado em Sociologia (2008), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, tem experiência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Educação, História e Sociologia. Foi professora de educação básica da rede pública do Estado de São Paulo (2000 a 2008). Atua na docência no ensino superior, sobretudo na área de formação de professores (pedagogia, história, letras, ciencias sociais e educação física) desde o ano de 2001.

Downloads

Publicado

2017-06-15

Como Citar

Prandina, M. Z., & Santos, M. de L. dos. (2017). A Educação Física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(8), 99–114. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5745

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo