A compulsão alimentar no ambiente acadêmico

Autores

  • Mônica Aparecida Fernandes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
  • Fernanda Mendes Resende Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Palavras-chave:

Transtorno da alimentação. Estudantes. Gênero.

Resumo

O presente trabalho levantou dados estatísticos para averiguar se existe Compulsão Alimentar em estudantes universitários ingressantes, dentre uma das psicopatologias que poderiam surgir no meio acadêmico. Segundo Vitolo, Bortolini e Horta (2005), a Compulsão Alimentar é caracterizada como um período de ingestão de grande quantidade de comida (que ocorre em até duas horas, em média) seguido do sentimento da perda de controle sobre quais os alimentos e suas respectivas quantidades são ingeridos. O instrumento utilizado neste estudo foi o questionário Binge Eating Scale – BES. Como resultado, em uma amostra de 422 estudantes, 43 deles apresentaram Compulsão Alimentar moderada ou grave. A prevalência de Compulsão Alimentar entre estudantes novatos foi de aproximadamente 10,19%. Este índice foi maior na área das Ciências da Saúde e entre o público feminino da população estudada. Assim, torna-se premente o planejamento de estratégias interdisciplinares a fim de acolher o estudante universitário em seu momento de fragilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Aparecida Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Graduada em Psicologia pela PUC Minas e pós-graduada em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Pitágoras.

Fernanda Mendes Resende, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas, 1997) e Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG, 2002). É doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP).

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Fernandes, M. A., & Resende, F. M. (2014). A compulsão alimentar no ambiente acadêmico. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(3), 67–78. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3225

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo