A relação entre educação e pobreza nas publicações da Revista Brasileira de Educação (2004-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13130

Palavras-chave:

Educação. Pobreza. Revista Brasileira de Educação.

Resumo

O presente trabalho aborda a relação entre educação e pobreza (REP) a partir de artigos publicados na Revista Brasileira de Educação no período entre 2004 e 2019. O objetivo consiste em analisar as interpretações construídas pelas pesquisas acadêmicas a respeito das vinculações entre pobreza e educação. Para atingir este objetivo, consultamos os sumários de todas as edições que se enquadram no marco cronológico fixado, identificamos um conjunto de artigos que tratam da REP nas suas diferentes manifestações, e, posteriormente, realizamos uma análise de conteúdo do respectivo conjunto. Os resultados indicam que a REP é analisada por diferentes enfoques e interpretada a partir de múltiplas perspectivas (histórica, política e cientométrica) e ressaltam a complexidade da relação entre educação e pobreza.

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Biografia do Autor

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação. Docente Adjunta na UFMS – Campus do Pantanal.

Fabiano Quadros Rückert, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em História. Docente Adjunto na UFMS – Campus do Pantanal.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Martins, B. A., & Rückert, F. Q. (2020). A relação entre educação e pobreza nas publicações da Revista Brasileira de Educação (2004-2019). Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–15. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13130

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social