Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental

Autores

  • Daiana da Rocha Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13107

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Língua portuguesa. Livros didáticos.

Resumo

A cada ano que passa novas tecnologias e métodos de ensino vão surgindo, e assim como os professores precisam se aperfeiçoar, os livros também vão mudando suas propostas para melhor atender seu público alvo. Pensando nisso, esta pesquisa tem por objetivo analisar os conteúdos e estabelecer diferenças e semelhanças de livros didáticos de Língua Portuguesa usados nos últimos anos em escolas Municipais de Naviraí, bem como a forma com que estes são aplicados em benefício da aprendizagem dos alunos. A pesquisa foi realizada com base nos livros didáticos de turmas de segundo ano do Ensino Fundamental e ainda pautado por artigos teóricos que defendem essa temática. Além da analise dos livros foi realizada uma entrevista estruturada com uma professora do Ensino Fundamental a qual destacou benefícios e malefícios do livro quanto à aplicação dele em sala de aula. Pode-se considerar que, o trabalho com livros didáticos no cotidiano escolar, é de suma relevância, tanto para aluno quanto para o professor, já que o mesmo traz conteúdos importantes para o convívio social da criança e conhecimento da diversidade de linguagens que propõe a disciplina de Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Daiana da Rocha Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Naviraí.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Reis, D. da R. (2020). Pesquisa de livros didáticos em turmas de 2° ano do ensino fundamental. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–13. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13107

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social