A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização

Autores

  • Maira Cristiane Benites Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS)
  • Karolinne dos Santos Silva Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS)
  • Cidnei Amaral de Mello Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul (SED/MS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13106

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento Motor. Psicomotricidade. Alfabetização.

Resumo

O desenvolvimento motor do estudante com TEA – Transtorno do Espectro Autista, não é critério de diagnóstico, mas, descrever como a dificuldade neste aspecto interfere em seu processo de alfabetização e, como esse fator causa impactos em sua vida cognitiva e social é relevante. Trata-se de transtornos do neurodesenvolvimento, caracterizados por alterações em dois domínios principais: comunicação social e padrões repetitivos ou restritos de comportamento, assim descrito na última edição do DSM-V. O objetivo geral deste trabalho é investigar de que maneira a Psicomotricidade pode contribuir com os estudantes autistas auxiliando nos aspectos motores, necessários para a aquisição da língua escrita. Buscou-se discorrer sobre o TEA, o que compreende o desenvolvimento motor de um estudante com esse diagnóstico, bem como, o processo de alfabetização e a inter-relação da motricidade com a língua escrita, sendo resultante de uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando como fonte de pesquisa, livros e artigos do tema em questão, que podem ser encontrados em meios eletrônicos e escritos. Conclui-se que, mesmo com poucos estudos sobre o tema, o desenvolvimento motor tardio do estudante com TEA exerce influência no seu processo de alfabetização.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Benites, M. C., Silva, K. dos S., & Mello, C. A. de. (2020). A influência motriz do estudante com transtorno do espectro autista em seu processo de alfabetização. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–12. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13106

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social