Os fios da memória na tessitura das histórias de vida de professores no sul de Mato Grosso: em estudo a narrativa do professor José Pereira Lins

Autores

  • Cintia Medeiros Robles Aguiar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0002-9177-9122
  • Loren Katiuscia Paiva da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Roselaine Alves Olmo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Cristian Lopez Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13094

Palavras-chave:

Narrativa Biográfica. Memória de Professores. José Pereira Lins.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar os ditos e “não ditos” na narrativa biográfica do professor José Pereira Lins. Propôs-se a partir da história de vida do professor estabelecer as relações sociais e o campo nas quais se insere, em especial, na História da Educação e das Instituições Escolares de Mato Grosso do Sul. A reflexão apoia-se na obra de Maria da Glória Sá Rosa “Memória da Cultura e da Educação em Mato Grosso do Sul: histórias de vida” (1990). Os resultados sinalizam que a memória da cultura e da educação do agente, está atrelada ao prolongamento da escolarização e ao sucesso escolar, sendo estes os fatores de diferenciação de maior relevância. Conclui-se que a história de vida do Professor Lins não esgotou todos os aspectos e interpretações possíveis, mas forneceu novas perspectivas a respeito do que ainda não se conhecia, parte da memória da cultura e da educação em Mato Grosso do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Medeiros Robles Aguiar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Especialista em História e Cultura Afro-brasileira, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, cursa Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na linha de pesquisa: Educação, Cultura, Sociedade. Campo Grande MS Brasil.

Loren Katiuscia Paiva da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande MS Brasil.

Roselaine Alves Olmo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande MS Brasil.

Cristian Lopez Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande MS Brasil.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: ______. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa, 11ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão [et al.]. 5ª ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

MONTAGNER, Miguel Ângelo. Trajetórias e biografias: notas para uma análise bourdieusiana. Sociologias. Porto Alegre, ano 9, nº17, jan./jun. 2007, p. 240-264.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Pierre Bourdieu: da “ilusão” à “conversão” autobiográfica. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 41, p. 223-235, jan./jun. 2014.

POLLAK, Michel. Memória, Esquecimento, Silêncio. Rio de Janeiro: Estudos Históricos, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Relatos Orais: do “indizível” ao “dizível”. In: SIMSON, Olga de Moraes Von. Experimentos com História de Vida: Itália-Brasil. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais, 1988.

ROSA, Maria da Glória Sá. Memória da cultura e da educação em Mato Grosso do Sul: histórias de vida. Campo Grande, MS: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1990.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Aguiar, C. M. R., Silva, L. K. P. da, Olmo, R. A., & Gomes, C. L. (2020). Os fios da memória na tessitura das histórias de vida de professores no sul de Mato Grosso: em estudo a narrativa do professor José Pereira Lins. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–10. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13094

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social