Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil

Autores

  • Cairê Moreno Tovani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Celia Ortegas de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Sandra Ortegas de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ilma Regina Castro Saramago de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13093

Palavras-chave:

População indígena. Lutas. Desconstrução. Educação escolar indígena.

Resumo

Este trabalho insere-se no campo da educação e da diversidade, em especial no que tange as questões referentes aos povos indígenas brasileiros. Tem como objetivo discutir os equívocos que atravessaram a história dos povos indígenas, a partir da sua colonização, bem como as lutas que travaram e as conquistas que tiveram no decorrer dos séculos, inclusive quanto a educação escolar. A metodologia adotada pauta-se no estudo bibliográfico, perpassando por estudos de documentos legais que garantem aos indígenas o direito como cidadãos brasileiros, conforme a Constituição Federal Brasileira de 1988, o direito a educação escolar diferenciada conforme a Lei de Diretrizes e Bases de 1986, dentre outros dispositivos que ampliam o respeito por sua cultura, língua e modo próprio de aprendizagem. Espera-se que as discussões aqui feitas contribuam para que os equívocos, referentes as histórias dos indígenas, sejam desconstruídos e para que instigue novas discussões e aprofundamentos acerca da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cairê Moreno Tovani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmico do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Celia Ortegas de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmica do curso de Pedagogia da UFMS.

Sandra Ortegas de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmica do curso de Pedagogia da UFMS

Ilma Regina Castro Saramago de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação, docente do curso de Pedagogia da UFMS.

Referências

BRASIL. Constituição 1988. Constituição Da República Federativa do Brasil. 17º ed. Brasília: Centro de Documentação e Informação - Coordenação de Publicações, 2001.

BRASIL. Resolução CEB Nº 3, de 10 de novembro 1999. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Brasília: 1999.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Ministério da Educação e do desporto - Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, DF, n. 248, 23 de dez. 1996.

CHAMORRO, Graciela. Terra madura, yvy araguyje: fundamento da palavra guarani. Dourados, MS: UFGD, 2008.

LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

FREIRE, José Ribamar Bessa. Cinco ideias equivocadas sobre o índio. Revista ensaios e pesquisa em educação. V. 1, p. 1-23, .2016-2.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre: L&MP, 2010.

MAHER, Terezinha Machado. Formação de Professores Indígenas: uma discussão introdutória. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias, p. 11, 2006.

SOUZA, Ilma Regina Castro Saramago. Práticas pedagógicas e diálogos interculturais no cotidiano da educação escolar indígena dos Guarani e Kaiowá em Dourados/MS. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2019. (Doutorado em Educação). Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados/MS: UFGD, 2019.

SOUZA, M. G. Revisitando a história: colonização portuguesa e subordinação cultural. IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Textos Completos, p. 1-15, 2008.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Tovani, C. M., Oliveira, C. O. de, Oliveira, S. O. de, & Souza, I. R. C. S. de. (2020). Entre equívocos e conquistas educacionais: a história da população indígena no Brasil. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 9(16), 1–10. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13093

Edição

Seção

Dossiê - O que pode a Educação no contexto atual? Financiamento, Planejamento e Qualidade Social