Análise Antropológica do Ensino da Temática Indígena em Escolas de Campo Grande - MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14741

Palavras-chave:

Lei 11645/2008, Temática Indígena, Ensino de História

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com quatro professores de História, das redes pública e privada de Campo Grande-MS, referente ao ensino da temática Indígena nos conteúdos da disciplina. O procedimento metodológico adotado foi o etnográfico, contudo, devida a necessidade de distanciamento físico imposta pela pandemia da Covid-19, realizamos as entrevistas com os/as interlocutores/as utilizando ferramentas da Internet, bem como análise direta de atividades escolares utilizadas no ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi realizar uma análise antropológica da abordagem da temática Indígena nas aulas de história. Os objetivos específicos foram: investigar as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores para o ensino da temática; compreender os desafios enfrentados pelos professores na articulação dos assuntos de história indígena aos demais conteúdos da disciplina; e entender como ocorreu o ensino desse tema durante o ensino remoto. Observando o estabelecido pela Lei nº 11.645/2008 e os relatos das experiências dos/as professores/as foi possível inferir que, no que se refere ao ensino da temática indígena, apesar de haver um amplo conjunto de normas que subsidiam a educação para as relações étnico-raciais, os desafios para seu estabelecimento a contento ainda são diversos, a exemplo: lacunas na formação docente (inicial e continuada); dificuldades de acesso a materiais especializados; e, necessidade de combate efetivo ao racismo e preconceito contra os povos originários.

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Biografia do Autor

Evelyn de Souza Santiago Candido da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGAS/UFMS (2021).

Victor Ferri Mauro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em História pela UFGD. Professor do quadro permanente da UFMS, onde ministra disciplinas nos cursos de Ciências Sociais, Jornalismo, Psicologia e História, e no mestrado em Antropologia Social.

Antonio Hilario Aguilera Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Antropologia pela Universidade de Salamanca-Espanha (2006). Professor Associado da UFMS; professor e coordenador da Pós-graduação em ANTROPOLOGIA SOCIAL (PPGAS/UFMS), assim como professor da Pós-graduação em Direitos Humanos (FADIR/UFMS). 

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

Silva, E. de S. S. C. da, Mauro, V. F., & Urquiza, A. H. A. (2022). Análise Antropológica do Ensino da Temática Indígena em Escolas de Campo Grande - MS. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(31), 169–188. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14741