Na Agenda da Lei Nº 10.639/03

A Constituição do Núcleo de Estudos Afrodescendentes em Santa Catarina (NEAD/SC)

Autores

  • Karla Andrezza Vieira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v15i30.12131

Palavras-chave:

Ensino da História e da Cultura Africana e Afro-Brasileira, Lei nº 10.639/03, Núcleo de Estudos Afrodescendentes de Santa Catarina, História do Tempo Presente

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar o processo de implementação das políticas para o Ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana no estado de Santa Catarina, a partir da constituição do Núcleo de Estudos Afrodescendentes (NEAD) e de sua produção material. Entre as fontes arroladas para a escrita deste estudo tem-se documentos oficiais (portarias e caderno de orientação acerca da temática africana e afro-brasileira), fotografias e entrevista. Trata-se de um estudo sedimentado na História do Tempo Presente, pelas questões que envolvem as demandas sociais, o devir de memória e as disputas por memória no interior dos debates advindos pela sanção da Lei nº10.639/03 que impactaram os projetos de ensino nas últimas décadas.

 

 

 

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Biografia do Autor

Karla Andrezza Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), mestre em Ensino de História pela UDESC (2016) e doutoranda do PPGH UDESC (ingresso em 2018). É Professora de História da Educação Básica do estado de Santa Catarina e bolsista UNIEDU/SC.

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Publicado

15-12-2021

Como Citar

Vieira, K. A. (2021). Na Agenda da Lei Nº 10.639/03: A Constituição do Núcleo de Estudos Afrodescendentes em Santa Catarina (NEAD/SC). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 15(30), 114–133. https://doi.org/10.30612/rehr.v15i30.12131