Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2 MB). Não serão aceitos arquivos em PDF.
  • URLs presentes no texto foram informadas quando necessário.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos descritos em Diretrizes para Autores.

    A submissão do trabalho em formato que não segue as diretrizes poderá resultar na recusa e arquivamento do manuscrito na análise preliminar.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O autor não teve nenhum texto  publicado na Revista Eletrônica História em Reflexão nas duas últimas edições.
  • Os autores estão cientes que precisam apresentar informações de metadados nos idiomas em que o texto está sendo submetido (inglês ou espanhol).

    A submissão correta, com todos os campos preenchidos em português e na língua estrangeira é responsabilidade do autor do manuscrito. A submissão de informações incorretas que forem constatadas na análise preliminar poderá resultar na recusa e arquivamento do manuscrito.

Diretrizes para Autores

Orientações Gerais:

1. A submissão de qualquer manuscrito deve ser feita exclusivamente pelo sistema eletrônico de editoração da Revista Eletrônica História em Reflexão (REHR).

1.1. Os autores deverão apresentar, no ato da submissão os “metadados” do trabalho em português e no outro idioma de escolha. As orientações estão abaixo em “METADADOS”.

2. A REHR tem periodicidade semestral.

2.1.   Excepcionalmente, a critério dos Editores, a Revista pode lançar números especiais.

2.2.   A seção “Artigos” é a única que possui formato fixo, as demais seções são publicadas conforme fluxo de submissão.

3. Será permitido, no máximo, três autores por publicação.

3.1.   Os autores que assinam o manuscrito devem ter colaborado para seu desenvolvimento.

3.2.   A autoria deverá, obrigatoriamente e de forma precisa, preencher o formulário dos metadados com as informações pessoais e do texto no ato do cadastro no sistema eletrônico.

3.3.   Os autores devem notificar prontamente a equipe da revista caso identifiquem algum erro significativo em seu manuscrito, cooperando com o editor para publicar errata, retratação ou manifestação de preocupação sobre o documento, quando necessário.

3.4.   Os nomes dos autores, agradecimentos, informações sobre financiamento, ou quaisquer referências/citações aos autores devem ser retirados da versão do manuscrito para avaliação e ser inseridos, posteriormente, no caso da aprovação.

3.5.   Os autores que publicarem Artigos da Revista História em Reflexão deverão aguardar o intervalo de dois números para outra publicação.

4. Caso o trabalho ou pesquisa tiver apoio financeiro este deverá ser mencionado na submissão pelo sistema e posteriormente na versão final do trabalho.

5. A REHR aceita para publicação textos inéditos e não há exigência de titulação.

5.1.   Os manuscritos submetidos à REHR são verificados quanto a originalidade em programa de detecção de plágio antes de passar pela avaliação pelos pares.

5.2.   O plágio não é permitido, incluindo a publicação de trechos do próprio autor sem a adequada citação.

5.3.   No ato da submissão do manuscrito a REHR o autor deve confirmar que o texto submetido não está sendo considerado ou aceito para publicação em outra Revista.

5.4.   Excepcionalmente e a critério dos Editores, serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo responsável do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.

6. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas e documentais, são de inteira responsabilidade dos autores. São também de sua responsabilidade a correção ortográfica, do uso da língua e a tradução para outro idioma do resumo, do título e das palavras-chave. Não remuneramos as contribuições, cujos direitos autorais ficam, necessariamente, cedidos à Revista Eletrônica História em Reflexão (REHR).

6.1.   A REHR se reserva o direito de publicar manuscritos científicos e imparciais, que não agridam qualquer posicionamento político/ideológico, étnico/racial, religioso ou ambiental.


Seções:

1 Artigos Livres, Traduções e Dossiê

Esta seção é composta por Artigos Inéditos, traduções de artigos ou Artigos para os dossiês temáticos (conforme chamada) que estejam relacionados com a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. Os textos podem ser submetidos em língua portuguesa, inglês ou espanhol. Os manuscritos devem conter entre 5000 e 10000 palavras, limitados a 25 páginas incluindo, resumo, imagens, referências bibliográficas e notas de rodapé. Os Resumos, e seus correspondentes em língua estrangeira, bem como as palavras-chave, devem aparecer conforme indicação em Normas de Apresentação e Formatação.

2 Entrevistas

Esta seção é composta por Entrevistas com pessoas que tenham contribuído de forma relevante para a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. As Entrevistas devem ter, no máximo, 20 laudas e devem apresentar um resumo com a apresentação do entrevistado conforme indicação em Normas de Apresentação e Formatação. Estes entrevistados podem ser pertencentes ao universo acadêmico ou não. Esta seção é um espaço que pode ser dado também a pensadores que não compõem o ambiente acadêmico, mas que contribuem de forma direta para o fazer histórico.

3 Resenhas

A Seção Resenhas contempla obras publicadas que contribuam de forma relevante para a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. As publicações em português devem ter ocorrido nos últimos três anos e em língua estrangeira nos últimos cinco anos. Os textos deverão ter no máximo 5 laudas. Em substituição ao título, o manuscrito deve apresentar a indicação da referência bibliográfica completa da obra. Excepcionalmente e a critério dos Editores, serão aceitas resenhas de obras de relevância com publicação superior a três anos que não tenham análises publicadas.

4 Fontes inéditas

Divulga documentos históricos inéditos, atuais ou do passado, infográficos, mapas, entre outros que contribuam de forma relevante para a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. Serão aceitas as transcrições integrais ou parciais de documentos (no caso de estarem ilegíveis ou em língua estrangeira). Os textos devem ser apresentados com referenciamento arquivístico completo. As transcrições poderão ser críticas, ou seja, conter anotações do autor, ou simples. Deverão, em qualquer um dos casos, ser precedidas de um texto de apresentação com no máximo 5 laudas e vir precedido de resumo e três palavras-chave (também em língua estrangeira), conforme apresentado em “Artigos”.

5 Resumos de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses

Esta seção é reservada a trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses nos Cursos de Graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) e em Programas de Pós Graduação em História nos últimos 2 anos no Brasil. Serão aceitos resumos expandidos de até 3 páginas, com título original e em inglês ou espanhol, seguido pelo nome do autor, referência completa do trabalho (indicando o se é dissertação ou tese, instituição, local e ano da defesa) e ao final as palavras-chave, conforme indicação em Normas de Apresentação e Formatação.

6 Textos livres

Tem como objetivo publicar textos não acadêmicos, produzidos por autores que abordem pontos de vista alternativos sobre questões históricas, conhecimentos tradicionais, entre outros. Os textos não devem seguir o rigor e métodos exigidos nas publicações de artigos. É um espaço para que autores reproduzam narrativas diversas em estilo próprio. Deverão conter até 10000 palavras ou 25 páginas. Nesta seção aceita-se a proposição do título em língua materna e traduzido para o português.

7 Produção iconográfica ou audiovisual

Essa seção tem como objetivo apresentar materiais iconográficos (ilustrações, fotos e imagens) e audiovisuais (vídeos, animações, áudios), que contribuam de forma relevante para a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. É de responsabilidade do(s) autor(es) a hospedagem da produção de áudio e vídeo submetidos a revista, bem como a divulgação do endereço eletrônico de acesso ao texto de apresentação.

Os textos devem ser apresentados com um texto de apresentação com no máximo 5 laudas e vir precedido de resumo e três palavras-chave (também em língua estrangeira), conforme apresentado em “Artigos” e nas Normas de Apresentação e Formatação.

8 Notas breves

Notas sobre eventos, acontecimentos, projetos inovadores e obituários. Os textos devem contemplar com análise dos impactos dos eventos ou projetos, sua relevância para a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. No caso do obituário, apresentar as obras e a contribuição científica do homenageado. Os textos devem conter no máximo no máximo 5 laudas.


Normas de apresentação e formatação:

1. Os trabalhos submetidos a Revista História em Reflexão (REHR) devem ser apresentados com seu conteúdo rigorosamente corrigido e revisado. A REHR não se responsabiliza pela revisão dos textos.

2. Todos os textos submetidos a Revista História em Reflexão deverão ser apresentados em formato A4, com margens superior e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm, em Fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaço entre linhas 1,5.

3. Título: O título e subtítulo (se houver) devem ser apresentados na página de abertura do manuscrito, separados por dois-pontos (:) e na língua do texto. Deve estar no idioma original, seguido do título em outro idioma. Devem ser apresentados em fonte Arial, tamanho 14, centralizado, em negrito, em caixa alta.

4. Nome do autor: A primeira versão do arquivo deverá ser submetida sem identificação do autor. A identificação só será colocada na versão do texto aceita para publicação. Assim, o autor encaminhará uma nova versão com a identificação que deverá ser colocada abaixo dos títulos. Deverá estar alinhado a direita acompanhado de uma nota de rodapé com as informações dos autores, tais como formação, instituição de vínculo e endereço eletrônico. As informações relacionadas aos metadados a serem inseridos no sistema estão adiante.

5. Resumo: é a apresentação concisa do conteúdo do documento seguido das palavras-chave. No caso dos Artigos devem ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento, ter entre de 100 a 250 palavras. Resumo e Palavras-chave devem estar em fonte Arial, tamanho 11, e com espaçamento simples.

6. Palavras-chave (em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave): devem ser apresentadas entre três a cinco e vêm logo abaixo do respectivo resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave” (no idioma do resumo), separadas por dois-pontos (:). São separadas entre si por ponto (.) e finalizadas também por ponto (.).

7. Indicativo se seção ou intertítulos: Deve ser apresentado em Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, alinhado à esquerda, sem numeração e em negrito.

8. As Notas de Rodapé (apresentadas em algarismos arábicos) deverão ser evitadas e se restringir a itens explicativos necessários. A numeração é única para todo o texto. Devem ser apresentadas em Arial, tamanho 10, justificada e com espaçamento simples.

9. Citações com até três linhas devem ser apresentadas no corpo do texto deverão estar entre aspas. Nas citações indiretas (paráfrases) a indicação de página é opcional. As citações com mais de três linhas deverão estar fora do corpo do texto, em fonte Arial, Tamanho 11, espaçamento simples e recuo de 4 cm à esquerda e justificado e sem aspas. Transcrições de falas, independentemente do número de linhas, seguem o mesmo modelo. As citações deverão ser referenciadas seguindo o sistema autor-data, da seguinte forma:

  • No texto, entre parênteses
        (DAVIS, 1997, p. 37)
        (SOBRENOME DO AUTOR, ANO DA PUBLICAÇÃO, p. XXX)
  • No texto, fora do parênteses
        Davis (1997, p. 37)
        Sobrenome do autor (ANO DA PUBLICAÇÃO, p. XXX)

10. Referências (título do item): Deve ser apresentado em Arial, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, alinhado à esquerda, sem numeração e em negrito.

11. As Referências no final do texto são obrigatórias e restritas aos autores, documentos, páginas da internet que foram referenciados no corpo do texto. Devem ser apresentadas em Arial, tamanho 12, espaço simples e espaçamento duplo entre parágrafos, sem recuo na primeira linha, alinhamento justificado. Elas deverão ser listadas em ordem alfabética. Os elementos essenciais são: autor(es), título, local, editora e data de publicação. As referências deverão ser apresentadas conforme indicação da ABNT, da seguinte forma:

  • Exemplo para livros:
    SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo do livro. Tradução. Edição, cidade: editora, ano. p. xxx.
  • Exemplo para capítulos de livros:
    SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: Título do livro: subtítulo do livro. Tradução. Edição, cidade: editora, ano. p. xxx.
  • Exemplo para periódicos:
    SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: Título do periódico. Cidade: editora, vol., fascículo, p. x-y, ano.

12. Imagens devem estar apresentadas no corpo do texto, legenda e com referência a fonte. O autor deve deter o direito de publicação das imagens, de acordo com a legislação vigente. A publicação das imagens fica condicionada a viabilidade técnica e as condições de apresentação. O autor deve, preferencialmente, submeter separadamente (documento suplementar) os arquivos de imagem (JPG, TIF, WMF ou EPS), numeradas na sequência em que aparecem, resolução mínima de 300dpi no tamanho final pretendido para a publicação. As imagens devem ter largura máxima de 12 cm e altura máxima de 16 cm (ou 1417x1890 pixels).

13. Casos omissos em relação a apresentação, referências e citações deverão seguir as normas vigentes da ABNT.

14. Os editores da revista se reservam o direito de alterar aspectos formais do texto, como espaçamento, negrito, itálico, entre outros, de modo que Revista História em Reflexão mantenha sua padronização visual.

Inclusão de metadados

No Passo 3 da submissão, os autores precisam apresentar informações essenciais do texto. A submissão correta, com todos os campos preenchidos em português e na língua estrangeira é responsabilidade do autor do manuscrito. A submissão de informações incorretas que forem constatadas na análise preliminar poderá resultar na recusa e arquivamento do manuscrito.

Os metadados deverão conter:

  1. Os nomes dos autores (em maiúsculas e minúsculas), mantendo apenas o sobrenome referenciável no campo “Sobrenome”.
  2. A Instituição/Afiliação de vinculação mais atual.
  3. Em URL apresentar o link para o Currículo Lattes.
  4. O campo ORCID é obrigatório nessa versão do sistema
  5. O Resumo da biografia com o último grau acadêmico obtido ou em andamento (com a sigla da instituição); a instituição em que trabalha ou estuda atualmente; a Cidade, Unidade da Federação e País; e, o endereço eletrônico.
  6. O título do trabalho o resumo e as palavras chaves conforme normas de apresentação e formatação.
  7. O preenchimento das Referências com separação de uma linha entre cada referência.

Todos os demais metadados devem ser submetidos em língua estrangeira. Para isso, o autor deve:

  1. Salvar os metadados na primeira língua do texto:
  2. Continuar para o próximo passo (o sistema irá para o passo 4);
  3. Retornar ao passo 3 e selecionar o outro idioma;
  4. Clicar em submeter no “botão”" ao lado do idioma;
  5. Quando o sistema modificar o formulário para a língua selecionada, preencher as informações;
  6. Por fim, clicar em “salvar e continuar”.
  7. Repetir o processo para o último idioma a ser preenchido, se for o caso.

Artigos Livres

Esta seção é composta por Artigos inéditos ou traduções de artigos que estejam relacionados com a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. Os textos podem ser submetidos em língua portuguesa, inglês ou espanhol. Os manuscritos devem conter entre 5000 e 10000 palavras, limitados a 25 páginas incluindo, resumo, imagens, referências bibliográficas e notas de rodapé. Os Resumos, e seus correspondentes em língua estrangeira, bem como as palavras-chave, devem aparecer conforme indicação em Normas de Apresentação e Formatação.

Artigos do Dossiê

Esta seção é composta por Artigos submetidos para os Dossiês Temáticos (conforme chamada) da REHR que estejam relacionados com a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. Os textos podem ser submetidos em língua portuguesa, inglês ou espanhol. Os manuscritos devem conter entre 5000 e 10000 palavras, limitados a 25 páginas incluindo, resumo, imagens, referências bibliográficas e notas de rodapé. Os Resumos, e seus correspondentes em língua estrangeira, bem como as palavras-chave, devem aparecer conforme indicação em Normas de Apresentação e Formatação.

Entrevistas

Esta seção é composta por Entrevistas com pessoas que tenham contribuído de forma relevante para a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. As Entrevistas devem ter, no máximo, vinte laudas e devem apresentar um resumo com a apresentação do entrevistado conforme indicação em Normas de Apresentação e Formatação. Estes entrevistados podem ser pertencentes ao universo acadêmico ou não. Esta seção é um espaço que pode ser dado também a pensadores que não compõem o ambiente acadêmico, mas que contribuem de forma direta para o fazer histórico.

Resenhas

A Seção Resenhas contempla obras publicadas que contribuam de forma relevante para a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. As publicações em português devem ter ocorrido nos últimos três anos e em língua estrangeira nos últimos cinco anos. Os textos deverão ter no máximo 5 laudas. Em substituição ao título, o manuscrito deve apresentar a indicação da referência bibliográfica completa da obra. Excepcionalmente e a critério dos Editores, serão aceitas resenhas de obras de relevância com publicação superior a três anos que não tenham análises publicadas.

Fontes Inéditas

Divulga documentos históricos inéditos, atuais ou do passado, infográficos, mapas, entre outros que contribuam de forma relevante para a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. Serão aceitas as transcrições integrais ou parciais de documentos (no caso de estarem ilegíveis ou em língua estrangeira). Os textos devem ser apresentados com referenciamento arquivístico completo. As transcrições poderão ser críticas, ou seja, conter anotações do autor, ou simples. Deverão, em qualquer um dos casos, ser precedidas de um texto de apresentação com no máximo 5 laudas e vir precedido de resumo e três palavras-chave (também em língua estrangeira), conforme apresentado em “Artigos”.

Textos livres

Esta seção visa publicar textos não acadêmicos, produzidos por autores que abordem pontos de vista alternativos sobre questões históricas, conhecimentos tradicionais, entre outros. Os textos não devem seguir o rigor e métodos exigidos nas publicações de artigos. É um espaço para que autores reproduzam narrativas diversas em estilo próprio. Deverão conter até 10.000 palavras ou 25 páginas. Nesta seção aceita-se a proposição do título em língua materna e traduzido para o português.

Produção iconográfica ou audiovisual

Essa seção tem como objetivo apresentar materiais iconográficos (ilustrações, fotos e imagens) e audiovisuais (vídeos, animações, áudios), que contribuam de forma relevante para a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. É de responsabilidade do(s) autor(es) a hospedagem da produção de áudio e vídeo submetidos a revista, bem como a divulgação do endereço eletrônico de acesso ao texto de apresentação.

Os textos devem ser apresentados com um texto de apresentação com no máximo 5 laudas e vir precedido de resumo e três palavras-chave (também em língua estrangeira), conforme apresentado em “Artigos” e nas Normas de Apresentação e Formatação.

Resumos de Trabalhos de Dissertações e Teses

Esta seção é reservada a trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses nos Cursos de Graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) e em Programas de Pós Graduação em História nos últimos dois anos no Brasil. Serão aceitos resumos expandidos de até três páginas, com título original e em inglês ou espanhol, seguido pelo nome do autor, referência completa do trabalho (indicando se é um trabalho de conclusão, dissertação ou tese, instituição, local e ano da defesa). Ao final as palavras-chave, conforme indicação em Normas de Apresentação e Formatação.

Notas breves

Notas sobre eventos, acontecimentos, projetos inovadores e obituários. Os textos devem contemplar com análise dos impactos dos eventos ou projetos, sua relevância para a História e a Historiografia, em seus múltiplos campos e abordagens ou ainda no diálogo com outras áreas relacionadas. No caso do obituário, apresentar as obras e a contribuição científica do homenageado. Os textos devem conter no máximo no máximo 5 laudas.

Política de Privacidade

Revista Eletrônica História em Reflexão (REHR) é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico.

Revista Eletrônica História em Reflexão (REHR) está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil

Ao enviar seu trabalho para a Revista Eletrônica História em Reflexão (REHR), o interessado confirma ser o autor e possuir os direitos autorais da pesquisa. Confirma também que o conteúdo é original e inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.