Mediador cultural ou antropólogo do mal: Bruce Albert e o caso de “A queda do céu”

Autores

  • Karla Alessandra Alves de Souza Ferreira Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v11i21.7534

Palavras-chave:

Intelectual mediador. Apropriação cultural. História Yanomami.

Resumo

Este estudo desenvolve uma análise crítica sobre o fragmento “Postscriptum, quando eu é um outro (e vice-versa)”, apresentado na obra A Queda do céu: palavras de um xamã yanomami. O livro foi pensado por um xamã yanomami; Davi Kopenawa, e produzido por um etnólogo francês Bruce Albert. Problematizo o processo de produção do livro onde dois universos culturais se encontram, uma produção literária indígena do povo Yanomami que apresenta uma coautoria. Essa análise busca investigar a postura epistêmica de Bruce Albert como mediador cultural ou “antropólogo do mal” no processo de elaboração do livro, a fim de levantar questionamentos sobre o ato tradutório e suas implicações, destacando os desa os e contribuições apresentadas nesse processo. Nesta direção, esse artigo se fundamenta nos pensamentos da história cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Alessandra Alves de Souza Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados

É doutorando em História pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e bolsista CAPES/Demanda Social; mestre em Letras pela mesma universidade e graduado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente, é professor de Literatura e Artes no Centro Educacional Luiz Quareli. É integrante da Linha de Pesquisa Fronteira, Identidades e Representações, além de ser editor da Revista História em Reflexão, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

03-07-2017

Como Citar

Ferreira, K. A. A. de S. (2017). Mediador cultural ou antropólogo do mal: Bruce Albert e o caso de “A queda do céu”. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 11(21), 47–63. https://doi.org/10.30612/rehr.v11i21.7534