Experiências de pesquisa: reflexões sobre o MST e a construção de representações sobre os presidentes brasileiros (1984-2006)

Autores

  • Fabiano Coelho

Palavras-chave:

MST. Presidentes brasileiros. Representação. Jornal Sem Terra.

Resumo

Desde sua criação, em 1984, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) esteve presente e atuante em diversos momentos da história do Brasil, como no final da Ditadura Militar, no processo de “abertura política” do país e na consolidação das eleições diretas para presidente, a partir de 1989. Nesse período, o Movimento se projetou como oposição e resistência aos presidentes, representando-os como conservadores, elitistas e “inimigos” da reforma agrária. Nesta perspectiva, pretende-se discutir algumas reflexões iniciais de pesquisa sobre as representações do MST face aos presidentes brasileiros, entre os anos de 1984 e 2006, sendo eles de José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, e Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Jornal Sem Terra. Destaca-se também a importância deste jornal como um instrumento político, utilizado pelo MST para elaborar e publicizar representações sobre os presidentes no período delimitado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Coelho, F. (2013). Experiências de pesquisa: reflexões sobre o MST e a construção de representações sobre os presidentes brasileiros (1984-2006). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 7(13). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/2506

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)