Ensino de História e História Oral Aplicada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v17i34.17231

Palavras-chave:

Ensino de História, História Oral Aplicada, Memória

Resumo

Neste artigo, procuramos demonstrar a presença da memória de expressão oral no ensino de História. Importa-nos a articulação da manifestação oral da memória com a história oral aplicada segundo a linha de pesquisa do Núcleo de Estudos em História Oral – NEHO/USP. Consequência do exposto foi oferecer caminhos alternativos para professores de História que pretendam realizar abordagens de história oral a partir da sala de aula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Destacam-se os gêneros narrativos – já encontrados em pesquisas acadêmicas e em handbooks de história oral – capazes de mobilizar a sensibilidade histórica dos estudantes para além de documentos oficiais com prescrições gerais: história oral de vida, história oral temática, história oral testemunhal e tradição oral.

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Biografia do Autor

Leandro Seawright, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Professor adjunto dos cursos de História (licenciatura e bacharelado) e da pós-graduação stricto sensu em História (mestrado e doutorado) da Universidade Federal da Grande Dourados – FCH/UFGD.

 

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Publicado

24-10-2023

Como Citar

Seawright, L. (2023). Ensino de História e História Oral Aplicada. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 17(34), 15–43. https://doi.org/10.30612/rehr.v17i34.17231