"Lá e de volta outra vez": o Imaginário Arthuriano em "A Queda de Arthur" de J. R. R. Tolkien

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v17i34.17163

Palavras-chave:

Rei Arthur, J.R.R Tolkien, Imaginário

Resumo

O livro A Queda de Arthur é uma obra de J.R.R Tolkien que contém um poema em versos aliterativos escrito, aproximadamente, em 1930, mas organizado e publicado por Christopher Tolkien, filho do autor, em 2013. O poema narra as incursões de Arthur pelo território da Britânia e a luta pela defesa de seu reino. O objetivo deste artigo é analisar como se dá a construção do imaginário Arthuriano no poema em questão a partir da observação das características do rei e de como ele se relaciona com o contexto em que é representado, no qual problematizamos a classificação de Arthur como “bretão”. Para compreensão da obra, sempre em relação com a historiografia medievalística, utilizamos como metodologia a análise do discurso. Concluímos que o imaginário do rei Arthur do poema de Tolkien foi amplamente inspirado nas obras do ciclo arturiano que surgiram após o século XII, no qual Arthur é um cristão por excelência, imbuído de características e elementos expressos nos romances de cavalaria medievais e, portanto, muito provavelmente se distanciando dos contos orais propagados em línguas célticas no século VI. Essa última forma de representa-lo contribui, ainda que em partes, para uma espécie de apagamento da “celticidade arthuriana”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominique Santos, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor de História Antiga e Medieval da FURB - Universidade de Blumenau. Coordenador do Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais [www.furb.br/labeam]. Professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Blumenau, Santa Catarina, Brasil. E-mail: dvcsantos@furb.br

Cristine Wöhl, Universidade Regional de Blumenau

Graduada em História pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mobilizadora Educacional na UniSENAI. Blumenau, Santa Catarina, Brasil. E-mail: cristinewoh@gmail.com

Referências

AMIM, Mônica. O mito arturiano em seus diversos momentos. Augustus – Rio de Janeiro – Vol. 6 – N. 12, 2001.

BACZKO, Bronislaw. A Imaginação social. In: Leach, Edmund et Alii. Anthropos-Homem. Lisboa, Imprensa Nacional, 1985.

CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. História e análise de textos. In: Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. Editora Campus, 1997.

CARPENTER, Humphrey. As Cartas de J.R.R Tolkien. Harper Collins Publishers, 1981.

COELHO, C. F. F. Aqui jaz Arthur: literatura arturiana no medievo e seu reflorescimento na idade contemporânea. Faces da História, v. 2, n. 2, p. 42-60, 22 ago. 2017.

FERREIRA, Thiago Destro Rosa. Mitos da Terra-Média: mitologia e modernidade na obra de J.R.R Tolkien. Uberlândia: EDUFU, 2018.

GREEN, Miranda. The Celtic World. Routledge, 1ª edição, 1996.

HUGHES, Shaun F.D. Review of The Fall of Arthur, by J.R.R. Tolkien. Arthuriana, vol. 23 no. 3, 2013.

KARL, Raimund. The Celts in Antiquity: crossing the Divide Between Ancient History and Archaeology. Revista Brasileira de História, aug 2020, Volume 40 N. 84.

KLATAU, Diego. O estudo de J.R.R Tolkien do poema “Sir Gawain and the Green Knight”. Cibertologia - Revista de Teologia & Cultura, 2002.

LE GOFF, Jacques. Heróis e maravilhas da Idade Média. RJ, Vozes, 2009.

LE GOFF, J. O homem medieval. Lisboa: Editorial Presença, 1989.

LISCHESKI, Vanessa. Representações arthurianas no cinema: um estudo acerca da Matéria da Bretanha. Universidade Regional de Blumenau, 2013.

LOPES, Marcos Antônio. Explorando um gênero literário: os romances de cavalaria. Tempo, Niterói , v. 16, n. 30, p. 147-165, 2011.

LOPES, Reinaldo José. With many voices and in many tongues: Pseudotradução, autorrefração e profundidade cultural na ficção de J.R.R.

Tolkien. (Doutorado em Letras). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

LUPI, João Eduardo Pinto Basto. Os Druidas. Brathair (Rio de Janeiro) , v. 4, 2004.

MAGALHAES, Ana Paula Tavares. A demanda do Santo Graal: o manuscrito de Heidelberg. Estud. av., São Paulo, 2017.

MARTINS, Janaina Träsel. A cosmovisão celta e a vocalidade poética: a tradição oral e as narrativas mitológicas da Idade Média. Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, 2015.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2015.

MEGALE, Heitor. Matéria da Bretanha: da França ao ocidente da Península Ibérica. Anais do Encontro de Estudos Românicos, [S.l.], v. 2, 1995.

MELLO, Erick Carvalho. A Antiga chama do celtismo volta a aquecer o velho mundo? Invenção de Memória e produção identitária nos festivais intercélticos europeus. (Doutorado em Memória Social). Rio de Janeiro, 2018.

MONGELLI, Lênia Márcia. Matéria da Bretanha e Medievalismo no Brasil. Revista Brathair, nº 6, 2006.

OLIVIERI, Fillipo Lourenço. O papel dos druidas na sociedade céltica na Gália nos séculos II e I A.C. (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

PEREIRA, R. C. M. A Literatura Arturiana na Idade Média: Fontes, Transformações e permanências. Brathair (Online), v. 8, p. 93-105, 2008.

RAMOS, Julyane. A representação da sociedade cavaleiresca na literatura por meio dos contos arturianos. Revista Eletrônica das Monografias do Curso de História, 2013.

SANTOS, Dominique.; FARRELL, Elaine. Táin Bó Cúailnge - Um Épico Irlandês. In: Dominique Santos. (Org.). Grandes Epopeias da Antiguidade e do Medievo. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014.

SANTOS, Dominique. A imagem dos Druidas e as representações de suas práticas mágico-religiosas nas fontes da antiguidade. In: Edson Arantes Junior; Haroldo Reimer. (Org.). História e Religião na Antiguidade. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.

SILVA, Juliana Sylvestre da. A Matéria da Bretanha e a historiografia medieval: da Historia Regum Britanniae às primeiras crônicas peninsulares em língua romance. Campinas: Unicamp, 2004.

STIEGELBAUER, Laura Rebeca; MILANCOVICI, Speranta Sofia; TIRBAN, Narcisa. The Legendary King Arthur and its Possible Oral History Flourishing Transmitters from the Dark Ages until the Middle Ages. International Conference on Humanity, History and Society. IPEDR vol. 34, Singapore, 2012.

SUDELL, T. S. The Alliterative Verse of The Fall of Arthur. Tolkien Studies, vol. 13, 2016.

TOLKIEN, J.R.R. A Queda de Arthur. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

WEBSTER, Graham. The Celtic Britons under Rome. In: Green, Miranda. The Celtic World. Routledge, 1ª edição, 1996.

WHITE, Michael. J.R.R Tolkien: o senhor da fantasia. Rio de Janeiro. DarkSide Books, 2016.

ZIERER, Adriana. Arthur: de guerreiro a rei cristão nas fontes medievais latinas e célticas. Brathair, v. 2, n. 1, 2002.

ZIERER, Adriana. As mudanças nas imagens do mítico Artur: De Dux Bellorum a Rei Cristão nas Visões de Nennius e Geoffrey de Monmouth. In: ZIERER, Adriana (Org.) Uma Viagem pela Idade Média. São Luís: Ed. UEMA/Apoio Fapema, 2010.

ZIERER, A. M. S. O Mito Arturiano e sua Cristianização nos Séculos XII e XIII. CIÊNCIAS HUMANAS EM REVISTA, ISSN: 1678-8192. Ciências Humanas em Revista (UFMA), São Luís, v. 3, n.1, p. 141-155, 2005.

Downloads

Publicado

24-10-2023

Como Citar

Santos, D., & Wöhl, C. (2023). "Lá e de volta outra vez": o Imaginário Arthuriano em "A Queda de Arthur" de J. R. R. Tolkien. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 17(34), 44–69. https://doi.org/10.30612/rehr.v17i34.17163