Considerações sobre a história da educação de jovens e adultos em Mato Grosso do Sul: relatos de professores e professoras de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16815

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, História Oral, Narrativas, Educação Matemática

Resumo

O artigo objetiva contribuir com a História da Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso do Sul a partir da análise dos relatos de doze professores de matemática que atuam na referida localidade. O estudo discute os acontecimentos dessa modalidade de educação como um movimento que vai se compondo de forma não-linear em constante transformação. Os acontecimentos analisados advêm de quatro cenas procedentes das vivências e das experiências de doze educadores que atuam/atuaram na escola da EJA. Metodologicamente, adotamos o referencial teórico-metodológico da História Oral e, com ele, apresentamos as narrativas por meio de entrevistas. Arquitetamos as cenas, no movimento de análise, como deslocamentos apresentados pelos próprios professores, os quais retratam a realidade vivenciada naqueles territórios e concebem a escola como uma espacialidade de características plurais. Entendemos que, na EJA, se fabricam escolas que podem ser adjetivas de múltiplas, as quais se formam e se transformam no fazer pedagógico dos professores e no percurso formativo dos estudantes que percorrem as salas de aula, bem como de outros sujeitos que habitam a escola.

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Biografia do Autor

Lilian Oliveira Daniel, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail: lilian.daniel@ufms.br.

Carla Regina Mariano da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Groso do Sul (UFMS). E-mail: carla.silva@ufms.br

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Publicado

10-04-2023

Como Citar

Daniel, L. O., & Silva, C. R. M. da. (2023). Considerações sobre a história da educação de jovens e adultos em Mato Grosso do Sul: relatos de professores e professoras de matemática. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 17(33), 242–269. https://doi.org/10.30612/rehr.v17i33.16815