MELLO, Patrícia Campos. A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i32.15325

Palavras-chave:

Desinformação. Fake news. Bolsonarismo. Eleições. Imprensa.

Resumo

“A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital” (2020) é uma narrativa de Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de São Paulo. A obra versa sobre a trajetória da jornalista na investigação do papel das mídias sociais nas irregularidades do marketing político digital no período das eleições brasileiras, a partir da constatação da existência de esquemas ilegais de compras de pacotes de envios em massa de mensagens. A obra, que é dividida em quatro capítulos, utiliza trechos de reportagens publicadas pela autora na Folha desde 2014 e, também, de uma profusão de dados quantitativos e qualitativos. Com isso, Mello (2020) procura relacionar a ilegalidade no aumento da desinformação política e a formação de uma “máquina do ódio” eleitoral. Como arcabouço teórico, Mello (2020) é influenciada pelas considerações de Hannah Arendt (2013) e de Giulianno Da Empoli (2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Barroso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharelando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciando em História pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), possibilitada a partir da conquista de uma bolsa integral de estudos concedida pela própria instituição. Tem sólida experiência na área do ensino e da pesquisa em História, tendo atuado em monitorias, em aulas particulares e em alguns projetos de voluntariado. Atualmente atua como monitor da disciplina "Introdução à Sociologia" (Biblioteconomia - IFCS/UFRJ) e do curso de extensão "Qualificação para o Cuidado de Crianças e Adolescentes" promovido pelo projeto de extensão "Centro de Cidadania da Praia Vermelha" da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ), projeto no qual é bolsista do Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão (PROFAEX-UFRJ). Também é componente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa (GEPIC) como estudante-pesquisador, contribuindo na linha de pesquisa em Conexões, Inovações e Transformações na Educação. 

Referências

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

DA EMPOLI, Giuliano. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. São Paulo, Vestígios, 2019.

MELLO, Patrícia Campos. Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp, Folha de São Paulo, 18 out. 2018. Disponível em: https://www1.folha. uol.com.br/poder/2018/10/empresarios-bancam-campanha-contra-o-pt-pelo-whatsapp.shtml. Acesso em: 24 out. 2021.

MELLO, Patrícia Campos. A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

Barroso, L. (2022). MELLO, Patrícia Campos. A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(32), 281–286. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i32.15325