O Historiador em sua Prática Cotidiana

Teoria e Metodologia na Pesquisa Histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i32.15241

Palavras-chave:

História, Teoria da História, Historiografia,

Resumo

Apresentamos nesse texto, aspectos de um pequeno debate que envolve o uso da teoria e da metodologia na elaboração da pesquisa histórica, e como este uso nos permite pensar o fato não apenas como algo dado, mas nos leva a necessidade de uma análise criteriosa e crítica a progressão da pesquisa com embasamento científico. Ao utilizar de teorias na prática historiográfica, o pesquisador busca a compreensão do contexto histórico através do tempo. O processo de eleger um objeto, pesquisar, fazer as devidas críticas e posteriormente após uma análise rigorosa das fontes e escrever a história, revela quem é o historiador, e para este, a teoria é a bagagem que permite o entendimento e acomoda a explicação para a escritura do fato, para a construção de uma História pelo viés científico.

Palavras-chave: Historiador. Teoria e metodologia. Pesquisa histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilsyane do Rocio Kmitta, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduação em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2007), graduação em Administração pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1996), Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2010) e Doutorado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Integrou o grupo de pesquisa "Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História -GEPEH/UFMS " (2017-2019). Integra o grupo de pesquisa "Fronteira Sudoeste: política, economia, identidades e representações" e "Ativismos Ambientais e espiritualidades: (re) existências em Vandana Shiva e Dorothy Stang atua como docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente integra a coordenação do GT de História Ambiental da ANPUH Nacional (gestão 2019-2021-2023) e Diretoria da ANPUH MS. Tem experiência na área de História Regional e do Brasil, com ênfase em História Cultural , Ambiental e História Oral atuando principalmente nos seguintes temas: Pantanal; memória; sociedade, natureza e cultura. 

Referências

ALBUQUERQUE JR. Durval M. de. Violar Memórias e Gestar a História. Abordagem de uma problemática fecunda que torna a tarefa do historiador um “parto difícil”. CLIO- Série História do Nordeste, n. 15, 1994. p. 39-52.

AMADO, J. e FERREIRA, M.M. Usos & Abusos da história oral. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 1996.

BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Trad. Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHALOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietudes. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.

CHAUVEAU, A. e TETART, P. Questões para a História do presente. Trad. Ilka Stern Gohen. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

COLLINGWOOD, R.G. A ideia de história. Lisboa: Editorial Presença, 1972.

FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/Casa Osvaldo Cruz/CPDOC Fundação Getúlio Vargas, 2000.

FRANÇOIS, Etienne. A Fecundidade da História Oral. In: AMADO, J. e FERREIRA, M.M (orgs.). Uso e Abusos da História Oral. 5ª ed. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.

FRANK, R. Questões para as fontes do presente. In: CHAUVEAU, A. e TETART, P. Questões para a história do presente. Trad. Ilka Stern Gohen. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

GADDIS, John Lewis. Paisagens da história: como os historiadores mapeiam o passado. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

GUIMARÃES, Manoel L. Salgado. O presente do passado: as artes de Clio em tempos de memória. In: ABREU, Martha [et.al]. Cultura política e leituras do passado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

HARTOG, François. Evidências da História, o que os historiadores veem. Belo Horizonte/São Paulo: Autêntica, 2011.

HOBSBAWM, E. J. Sobre História: ensaios. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

JENKINS, K. A História repensada. São Paulo: Contexto, 2007.

KOSSELECK, Reinhart. Futuro passado. Contribuição a semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

LE GOFF, J. A visão dos outros: um medievalista diante do presente. In: CHAUVEAU, A. e TETART, P. Questões para a história do presente. Trad. Ilka Stern Gohen. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Edunicamp, 1992.

MATTOSO, José. A escrita da história: teorias e métodos. Lisboa: Editorial Estampa 1998

PIETRO, Saturnino Sanches. Y qué es la história? Reflexiones epistemológicas para professores de Secundária. Madri: Siglo XXI de Espanha Editores, 1995.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alan François [et. al.] - Campinas, São Paulo: Editora Unicamp, 2007.

ROUSSO, H. A memória não é mais o que era. In: AMADO, J. e FERREIRA, M.M (orgs.). Usos & Abusos da história oral. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 1996

WHITE, Hayden. O fardo da história; a interpretação na história. In: Tópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Trad. Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Edusp, 1994.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

Kmitta, I. do R. (2022). O Historiador em sua Prática Cotidiana: Teoria e Metodologia na Pesquisa Histórica. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(32), 52–70. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i32.15241