Um Novo Estado, uma Velha Política:

A Elite Econômica e Política do Sul de Mato Grosso (sécs. XIX-XX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i32.14663

Palavras-chave:

Divisão. Mato Grosso do Sul. Política. Eleições.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar que uma elite econômica e política, do sul de Mato Grosso uno, almejava ascender ao poder político estadual. Analisando uma bibliografia referente ao tema, observou-se que, em finais do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, aquela elite ocupava um papel coadjuvante no cenário político estadual, dominado pela elite política cuiabana. A partir da década de 1930, a elite sulista percebendo que seria difícil atingir o poder em Mato Grosso pela via eleitoral, constituiu um movimento divisionista. A principal justificativa para tanto, foi a de que a elite política nortista vivia as custas dos rendimentos do Sul. Enquanto o Estado Novo não permitiu a divisão territorial, a representatividade política entre Norte e Sul se equilibraram, e a partir da redemocratização, em 1945, o Sul supera o Norte na representatividade tanto no Legislativo quanto no Executivo. Nesse momento, a elite política sulista atingiu seu propósito de chegar ao poder, e a divisão não era mais necessária. Todavia, por interesses do governo militar, Mato Grosso foi dividido, criando-se Mato Grosso do Sul, aquela elite que outrora acusava os nortistas pelo atraso em que vivia o Sul, disputam entre si o poder no Estado nascente, mantendo as mesmas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Ribeiro Antonio, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Referências

BITTAR, Marisa. O inesperado 1977: quarenta anos da criação de Mato Grosso do Sul. In. Revista Eletrônica História em Reflexão, Dourados, MS, v. 11, n. 22, jul./dez. 2017.

BITTAR, Marisa. Mato Grosso do Sul, a constrição de um estado. Volume 1: regionalismo e divisionismo no sul de Mato Grosso. Campo Grande: Ed. UFMS, 2009.

BITTAR, Marisa. Mato Grosso do Sul, a constrição de um estado. Volume 2: poder político e elites dirigentes sul-mato-grossenses. Campo Grande: Ed. UFMS, 2009.

CHAGAS, Wagner Cordeiro. As eleições de 1982 em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Life Editora, 2016.

DOCUMENTO. A divisão de Mato Grosso – Resposta ao general Rondon. Campo Grande, 1934.

JESUS, Laércio Cardoso de. Erva-mate: o outro lado: a presença dos produtores independentes no antigo Sul de Mato Grosso 1870-1970. Dissertação (mestrado em História). – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Dourados, 2004.

QUEIROZ, Paulo Roberto Cimó. Mato Grosso/Mato Grosso do Sul: divisionismo e identidades. In. Revista Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 2, p. 149-184, 2006.

SANTOS, Camila Comerlato. Território Federal de Ponta Porã: o Brasil de Vargas e a marcha para oeste. Dissertação de mestrado, Porto Alegre: PUC, 2016.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

Antonio, R. R. (2022). Um Novo Estado, uma Velha Política:: A Elite Econômica e Política do Sul de Mato Grosso (sécs. XIX-XX). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(32), 25–51. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i32.14663