Paradoxos na Cidade do Amor

Uma análise da construção histórica do imaginário sobre os indígenas Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v16i32.14537

Palavras-chave:

Cidade, História, Memória, Representação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma descrição e análise das formas de representação empreendidas em um plano histórico e memorial de construção de Palmeira dos Índios, localizada no semiárido de Alagoas, enquanto uma cidade imaginada, bem como, compreender as distorções nas concepções sobre a fundação da cidade e sobre os indígenas Xukuru-Kariri, forjadas a partir de símbolos fabricados. Para tanto, utilizamos as fontes documentais disponíveis no acervo do Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas (GPHIAL). Nos fundamentamos no modelo micro-histórico proposto por Ginzburg (2007) e Levi (2000); e em Certeau (2015), para compreender as dimensões da operação historiográfica. Realizamos também uma pesquisa bibliográfica em trabalhos de cunho histórico-antropológico, buscando entender os processos históricos fundantes da cidade de Palmeira dos Índios; textos que nos auxiliaram em questões teóricas inerentes à pesquisa historiográfica. Nesta perspectiva, nossa abordagem teve como foco a construção identitária; a fabricação de símbolos e disputas de memórias; as representações sociais e a elaboração de verdades “absolutas”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisiane da Silva Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutoranda em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestra em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Ensino de História pela Faculdade São Luis de França. Graduada em História pela Universidade Estadual de Alagoas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em História indígena de Alagoas. Professora de história Rede Estadual de Alagoas e da Secretaria Municipal de Educação do Igaci/AL.

Yuri Franklin dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em História pela Universidade Estadual de Alagoas. Pesquisador do Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alagoas. Professor substituto de História da Secretaria Municipal de Educação de Coité do Nóia/AL.

Referências

ABREU, Maurício de Almeida. Sobre a Memória das Cidades. In: Revista da Faculdade de Letras – Geografia. Porto: (?), vol. XIV, p. 77-97, 1998.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

APPADURAI, Arjun. “Colocando a hierarquia no seu lugar”. Tradução de Claudia Barcellos Rezende do original: “Putting hierarquy in its place”. In: MARCUS, Jorge E. (org). Rereading culture anthopology. Durham and London: Duke University Press, 1992. p. 38-49.

BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2 ed, São Paulo: Contexto, 2008. p.23-79.

BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed, Rio de Janeiro: Forense, 2015.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Tradução de Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. Tradução de Rosa Freire d’ Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

HAAS JÚNIOR, Arnaldo. Histórias locais, produtores de história e os usos do passado: reflexões sobre o contexto catarinense. In: Fronteiras: Revista Catarinense de História. Florianópolis: (?), n.17, p.57-76, 2009.

HAAS JÚNIOR, Arnaldo. Profissionalização da História: questões para reflexão suscitadas por uma leitura de obras de histórias locais. XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. Anais [...]. São Paulo, 2011. p. 1 – 14.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2003.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução de Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, Apicuri, 2016.

LEVI, Giovanni. A herança imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Tradução de Cynthia Marques de Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História. Traução de Yara Aun Khoury. São Paulo, n.10, p.7-28, dez. 1993.

OLIVEIRA, João Pacheco de. O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2016.

PEIXOTO, José Adelson Lopes. Memórias e imagens em confronto: os Xucuru-Kariri nos acervos de Luiz Torres e Lenoir Tibiriçá. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. Disponível em: https://www.gphial uneal.com.br/disertacoes. Acesso em: 12 de jan. 2019.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidade, Espaço e Tempo: reflexões sobre a memória e o patrimônio urbano. In: Revista Cadernos do LEPAARQ. Pelotas, RS: Editora da UFPEL, vol. II, n°4, p. 9-17, Jul/Dez 2005.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 2 ed, Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

REVEL, Jacques. Prefácio. A história ao rés-do-chão. In: LEVI, Giovanni. A herança imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Tradução de Cynthia Marques de Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. p. 7-40.

RODRIGUES, Yuri Franklin dos Santos; PEIXOTO, José Adelson Lopes. Entre o ofício do historiador e o trabalho do memorialista: História, memória e usos do passado em Palmeira dos Índios a partir dos escritos de Luiz Barros Torres. In: PEIXOTO, José Adelson Lopes; RODRIGUES, Yuri Franklin dos Santos (orgs.). História, imagem e memória de Palmeira dos Índios no acervo do GPHIAL. Maceió, AL: Editora Olyver, 2019. p. 15-45.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Apresentação. Imaginar é difícil (porém necessário). In: ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 9-17.

SOARES, Brunemberg da Silva. Apropriações e usos de imagens sobre os índios Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios/AL (1968-2010). 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande, 2019. Disponível em: https://www.gphial-uneal.com.br/disertacoes. Acesso em: 16 de jul, 2019.

SOARES, Brunemberg da Silva. Cara de índio: diferentes visões sobre os Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios. 2016. 59 f. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de História – Universidade Estadual de Alagoas, Palmeira dos Índios, 2016. Disponível em: https://www.gphial-uneal.com.br/monografias. Acesso em: 12 de jan, 2019.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

Bezerra, D. da S., & Rodrigues, Y. F. dos S. (2022). Paradoxos na Cidade do Amor: Uma análise da construção histórica do imaginário sobre os indígenas Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 16(32), 240–261. https://doi.org/10.30612/rehr.v16i32.14537