A Pólis e o Político

O Espectro Cidadão e Não-Cidadão na Antiguidade Grega

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v15i30.14364

Palavras-chave:

Atenas, Antiguidade Grega, Cidadão, Não-cidadão, Pólis

Resumo

No presente texto apresentamos um balanço a respeito das noções de cidadão, não-cidadão e bárbaro. Entendendo a relação cidadão e não-cidadão como uma relação conceito-constructo, propõe-se um espectro onde ambos operam como um binômio, no qual em um extremo se tem o mais civilizado e no outro o menos civilizado, ou seja, cidadão e bárbaro respectivamente. Obviamente trata-se de uma análise que parte das fontes legadas pelos próprios cidadãos da pólis grega, principalmente a ateniense, de modo que o local da mulher, da criança, do estrangeiro e do escravo é sempre secundário. Para solucionar esta problemática das fontes partimos do entendimento que as características que organizam o constructo “não-cidadão” se relacionam diretamente com as características formadoras do conceito de “cidadão”, e as constantes reformulações dos conceitos que formam o construto não-cidadão, na própria documentação antiga, correspondem a um processo de esgarçamento da capacidade de organização do espaço através do discurso. Sendo assim, o espectro proposto busca contribuir para a discussão de um modelo teórico de pólis no quão estes agentes, agrupados no constructo não-cidadão, passem a ser compreendidos como seres que viveram e experienciaram o mundo antigo de maneira ativa, e não de maneira passiva como alguns autores (antigos e modernos) compreenderam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Silva Moreira, Universidade Federal do Paraná

Graduado em História (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Paraná (2015-2018). Atualmente é aluno do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Membro do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED) e do Grupo de Pesquisa Cultura e Poder (CNPQ). Tem como escopo de pesquisa a Antiguidade Helenística, mais especificamente a literatura e a filosofia dos séculos IV - III AEC.

Referências

ANDRADE, Marta Mega de. A Pólis Efêmera: Espaço Cotidiano na Cidade Grega. Phoînix, Rio de Janeiro. v.3, p. 281-299, 1997.

ANDRADE, Marta Mega de. A Vida Comum: Espaço, cotidiano e cidade na Atenas Clássica. Rio de Janeira: DP&A, 2002.

ARISTÓTELES. Constitución de los atenienses. Introdução, tradução e notas de Manuela García Valdés. Madrid: Editorial Gredos, 1984.

ARNAOUTOGLOU, Ilias. Leis da Grécia Antiga. São Paulo: Odysseus, 2003

BARROS, José D’Assunção. Os conceitos: seus usos nas ciências humanas. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2016.

BERTACHI, André Rodrigues. O Panegírico, de Isócrates: tradução e comentário. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras Clássicas) – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo, São paulo, 2014.

BRAVO, Gonzalo. Historia del mundo antiguo: Una introducción crítica. Madrid: Alianza Editorial, 2000.

CHAKRABARTY, Dipesh. Provicializing Europe: Postcolonial Thoughy and Historical Difference. New Jersey: Princeton University Press, 2000.

COULANGES, Fustel de. La Ciudad Antigua: estúdio sobre el culto, el derecho y las instituciones de Grecia e Roma. México: Editorial Porrúa, 2003.

Dicionário Porto Editora da Língua Portuguesa. Porto/Portugal: Porto Editora, 2013.

FRIGHETTO, Renan. Exílio e Exclusão Política no Mundo Antigo: de Roma ao Reino Godo de Tolosa (séculos II a.C. – VI d.C.). Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

HARTOG, François. A história de Homero a Santo Agostinho. Tradução de Jacyntho Lins Brandão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

HARTOG, François. Memória de Ulisses: Narrativas sobre a fronteira na Grécia Antiga. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

HERÓDOTO. Historia: Libros III-IV. Madrid: Editorial Gredos, 1979.

KOSELLECK, Reinhart. A semântica histórico-política dos conceitos antitéticos assimétricos. In:______. Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2006. p. 191-231.

MOSSÉ, Claude. Dictionnaire de la civilisation Grecque. Bruxelas: Editions Complexe, 1998.

PLÁCIDO SUÁREZ, Domingo. Las formas del poder personal: la monarquia, la realeza y la tiranía. Gérion. v. 25, n. 1, p. 127-166, 2007.

ROCHE CÁRCEL, Juan A. La frágil construcción de la democracia en la Grecia Antigua y la búsqueda del orden en la teoría democrática moderna y contemporánea. Res Publica: Revista de Filosofía Política, v.30, p. 15-58, 2013.

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução de Tomás Rosa. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SAINTE CROIX, Geoffrey Ernest Maurice de. The Class Struggle in the Ancient Greek World: from the Archaic Age to the Arab Conquests. Ithaca, New York: Cornell University Press, 1981.

SOARES, Fabio Augusto Morales. Cidadãos e Habitantes: Por uma Dialética da Pólis. In: FLORENZANO, Maria Beatriz Borba; HIRATA, Elaine Farias Veloso (orgs.). Estudos sobre a Cidade Antiga. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp, 2009.

TODOROV, Tzvetan. O Medo dos Bárbaros: Para além do choque das civilizações. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.

VIAL, Claude. Vocabulário da Grécia Antiga. Tradução de Karina Jannini. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

Downloads

Publicado

15-12-2021

Como Citar

Moreira, L. H. S. (2021). A Pólis e o Político: O Espectro Cidadão e Não-Cidadão na Antiguidade Grega. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 15(30), 168–186. https://doi.org/10.30612/rehr.v15i30.14364