História e gênero em capas e contracapas de partituras para piano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12361

Palavras-chave:

História. Música e Gênero. Partituras para piano.

Resumo

A partir de 3 imagens de capa e contracapas de partituras para piano do final do século XIX e início do XX, todas relacionadas ao universo feminino, engendra-se uma cadeia de relações sócio-histórica e culturais com o fito de apreender o papel do piano e da música nesse recorte temporal em que sobressaem questões de gênero e de representações.

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Biografia do Autor

Robervaldo Linhares Rosa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pianista e musicólogo, PRÊMIO FUNARTE DE PRODUÇÃO CRÍTICA EM MÚSICA - Brasil (2013), 1º PRÊMIO CONCURSO NACIONAL DE PIANO ART-LIVRE – São Paulo (2002) e 1º PRÊMIO CONCURSO NACIONAL DE PIANO DO INSTITUTO BRASIL-ESTADOS-UNIDOS - Rio de Janeiro (1997). Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bacharel em Música, instrumento Piano, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor nesta instituição desde 2009, tendo sido coordenador do curso de Licenciatura em Música (2012-2015), e desenvolve pesquisas que procuram conciliar a prática musicológica com a prática interpretativa. Além de atuar na graduação, também desenvolve atividades no curso de Especialização Arte/Educação Intermediática Digital (EMAC/UFG) e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Música - Mestrado, nas linhas de pesquisa: Música, Cultura e Sociedade e Performance Musical - Piano (EMAC/UFG). Grande intérprete e divulgador do repertório dos séculos XX e XXI, sobretudo da obra de Seymour Bernstein, Almeida Prado e Estércio Marquez Cunha. Robervaldo Linhares é constantemente requisitado pela nova geração de compositores para que apresente suas obras em estreias mundiais. Tem apresentado recitais em diversas cidades do Brasil e do exterior. Destaca-se sua atividade camerística, no Duo Limiares, com a flautista Sara Lima, cujo CD Flauta e Piano na Belle Époque Brasileira foi lançado em 2016. Nesse mesmo ano publicou Poemas de Nascer (Akademos). Publicou Poemas de Amor e Variações (2004). Participou do CD O som de Almeida Prado (1999). Em 2014 publicou Como é bom poder tocar um instrumento: pianeiros na cena urbana brasileira (Cânone Editorial), livro contemplado com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2013.

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Publicado

15-10-2020

Como Citar

Rosa, R. L. (2020). História e gênero em capas e contracapas de partituras para piano. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(28), 209–231. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i28.12361