Relações de gênero através de oficinas temáticas: usos e abusos da História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12298

Palavras-chave:

História. Pedagogia. Relações de gênero. Oficinas temáticas. Educação.

Resumo

O  presente  artigo  busca  relacionar  a  importância  da  experiência  de  três  oficinas temáticas relacionadas aos  Estudos  de gênero com  o  ensino  de  História  nas  escolas brasileiras.  Todas  as  oficinas  foram  realizadas  em  2018  dentro  do  eixo  temático "Educação  e  Diversidade"  e  tiveram  algum  aspecto  relacionado  com  as  questões  de gênero na Educação:  "Literatura de Cordel", "Leodegária de Jesus e Poesia Visual" e "Educação  Holística:  Gênero,  Educação  e  Diversidade".  Descrever  e  analisar  a experiência pessoal docente, a fim de compreender a experiência cultural relacionada dialogicamente às contribuições das análises de Gênero, implica em contribuir para a interdisciplinaridade necessária entre os campos da História e da Pedagogia e construir um  espaço  escolar  que  trilhe  possibilidades  de  se  tornarem  espaços  com  maior equidade de gênero.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Eiras Coelho Soares, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Doutora, Mestra e Licenciada/Bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui especialização em Psicopedagogia pela UCAM/RJ e realizou estágio de pós-doutoramento entre 2015/2017 em Antropologia no DAN/UNB com apoio FAPEG/CAPES. Atualmente está Coordenadora do GT Regional de Gênero da ANPUH (Associação Nacional de História) – Goiás; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero/FH-UFG/CNPq. Possui experiência na área de História, com ênfase em estudos sobre a imprensa, literatura, feminismos e sexualidades, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, gênero, mulheres, violência, literatura, sexualidades, século XIX e XX, José de Alencar e Brasil. Mãe de duas crianças, esteve em licença maternidade em 2011 e 2017/2018.

Suellen Resende de Peixoto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em História pelo PPGH da UFG. Mestre em História pela UFG na linha de pesquisa Fronteiras, Interculturalidades e Ensino de História.Pesquisadora no Grupo de Extensão e Pesquisa em Estudos de Gênero- UFG (GEPEG). Especialista em História Cultural pela UFG. Aperfeiçoamento em História Indígena pela UFSJ. Graduada em História e Pedagogia. Atualmente é docente convidada na UEG Campus Itaberaí, na Pós Graduação em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais: Currículo, Diversidade e Tecnologias ministrando no módulo de Gênero e Diversidade do curso de Pedagogia. Atuou como Docente na Graduação de Pedagogia da Fan Padrão.Docente de História Étnico- racial da Faculdade Suldamérica para o curso de Administração e Ciências Contábeis.Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Suldamérica. Experiências na área de Pedagogia (Alfabetização e Letramento, Metodologias Ativas, Planejamento e Avaliação, Políticas Educacionais, Metodologia do Ensino de História, História da Educação I e II). No Ensino Médio, atuou com as disciplinas: Geopolítica, Sociologia e Filosofia. Atualmente é Docente no Colégio de Aplicação Alfredo Nasser no Ensino Fundamental II fase.

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Publicado

01-06-2020

Como Citar

Soares, A. C. E. C., & Peixoto, S. R. de. (2020). Relações de gênero através de oficinas temáticas: usos e abusos da História. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 14(27), 55–79. https://doi.org/10.30612/rehr.v14i27.12298