A Comissão Nacional da Verdade e as Crises com os Militares no Governo Dilma Rousseff (2011)

Autores

  • Cassio Augusto Guilherme Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.10892

Resumo

Este artigo narra e discute a tensa relação do governo Dilma Rousseff com os militares. A hipótese de trabalho é que a criação da Comissão Nacional da Verdade e a demissão do ministro Nelson Jobim no ministério da Defesa, causaram grande insatisfação nas Forças Armadas. Havia, na caserna, forte receio de revanchismo e revisão da Lei da Anistia. Assim, o ano de 2011 é fundamental para compreender a reação militar, cuja presença na cena política tem crescido vertiginosamente desde então. Para tanto, usa-se o jornal O Estado de S. Paulo tanto como fonte e objetivo de análise, em debate com parte da bibliografia já existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassio Augusto Guilherme, Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Professor da Faculdade de História (FaHist) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

ALENCAR, Jakson Ferreira. A Ditadura continuada: fatos, factoides e partidarismo da imprensa na eleição de Dilma Rousseff. São Paulo: Paulus, 2012.

BECKER, Jean-Jacques. A opinião pública. In: RÉMOND, René (org.) Por uma história política. Rio de Janeiro: editora FGV, 2003.

BERTONHA, João Fábio. O Brasil, os Brics e o mundo no século XXI: Estratégias Nacionais de Defesa e desafios geopolíticos em um mundo em transformação. Curitiba: Prismas, 2017.

CAPELATO, Maria Helena. História do tempo presente: a grande imprensa como fonte e objeto de estudo. In: DELGADO, Lucilia de Almeida Neves e FERREIRA, Marieta de Moraes (org). História do Tempo Presente. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

CASTRO, Celso e D’ARAÚJO, Maria Celina (org.). Militares e política na Nova República. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

FIGUEIREDO, Lucas. Lugar nenhum: militares e civis na ocultação dos documentos da Ditadura. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

FUCCILLE, Alexandre. Militarização do governo e os desafios à democracia. In: GALLEGO, Esther Solano (org.). Brasil em colapso. São Paulo: Unifesp, 2019.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. O preço de uma reconciliação extorquida. In: TELES, Edson e SAFATLE, Vladimir. O que resta da Ditadura. São Paulo: Boitempo, 2010.

GUILHERME, Cássio Augusto. 1964: golpe ou revolução? A disputa pela memória nas páginas do jornal O Estado de S. Paulo. Revista Cadernos de História, v.18, n. 29, 2° sem. 2017.

GUILHERME, Cássio Augusto. 1989: história da primeira eleição presidencial pós-Ditadura. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

GUILHERME, Cássio Augusto. História do tempo presente, política e imprensa: contribuições teóricas e metodológicas para uma pesquisa sobre o golpe de 2016 no Brasil. Revista Escritas (UFT), vol. 10, n.1, 2018.

LINZ, Juan e STEPAN, Alfred. A transição e consolidação da democracia: a experiência do Sul da Europa e da América do Sul. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2011.

MACIEL, David. De Sarney a Collor: reformas políticas, democratização e crise (1985-1990). São Paulo: Alameda, 2012.

RECONDO, Felipe e WEBER, Luiz. Os onze: o STF, seus bastidores e suas crises. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SINGER, André. Os sentidos do lulismo. São Paulo: Companhia das letras, 2012.

VANNUCHI, Paulo. Direitos humanos e o fim do esquecimento. In: SADER, Emir (org.). Lula e Dilma: 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2013.

ZAVERUCHA, Jorge. Frágil democracia: Collor, Itamar, FHC e os militares (1990-1998). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

Guilherme, C. A. (2021). A Comissão Nacional da Verdade e as Crises com os Militares no Governo Dilma Rousseff (2011). Revista Eletrônica História Em Reflexão, 15(29), 45–62. https://doi.org/10.30612/rehr.v15i29.10892