O regime pluviométrico no extremo sul de Mato Grosso do Sul entre os anos de 1976 – 2015

Autores

  • Gabriel Luís de Farias Universidade Federal da Grande Dourados
  • André Geraldo Berezuk UFGD

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v9i17.8314

Palavras-chave:

Regime Pluviométrico. Retas de tendência. UPG Amambai. UPG Iguatemi. Mato Grosso do Sul.

Resumo

Compreender o regime pluviométrico é de suma importância no entendimento das dinâmicas climáticas. Seguindo este princípio, o objetivo deste trabalho é conhecer os principais aspectos do regime pluviométrico das Unidades de Planejamento e Gerenciamento do Amambai e do Iguatemi, Mato Grosso do Sul - Brasil, entre 1976 e 2015. De acordo com a metodologia de estudo (tabulação dos dados de oito estações pluviométricas e utilização de estatística básica, como a utilização do desvio padrão e das retas de tendência), realizou-se uma análise destes dados pluviométricos, distribuídos pelo extremo sul de MS. Os resultados obtidos mostraram a presença de uma estação chuvosa, que se estende entre os meses de outubro e maio e uma estação seca que se estende entre os meses de junho e setembro. Em uma análise referente às tendências pluviométricas da área de estudos, notou-se uma diminuição nos totais pluviométricos médios na estação sazonal da primavera na ordem dos 4% durante toda a série temporal. Foi constatado também, um aumento do volume das chuvas na área de estudo, ao longo destes 40 anos, e uma provável área de maior ocorrência de chuvas, no setor ocidental da bacia, que nomeamos como uma “ilha pluviométrica”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Luís de Farias, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmico de Graduação do Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Realizou pesquisas sobre Regime Pluviométrico nas UPGs Amambai e Iguatemi no Estado de Mato Grosso do Sul - Pesquisa de Iniciação Científica (PIVIC). Membro Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Mantém seus estudos com foco em Geografia Física, principalmente no campo da Climatologia (Regime Pluviométrico) e na Área de Ambiental.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Sistema Hidroweb. Disponível em: <http://www.snirh.gov.br/hidroweb/> - acesso em 2017.

AYOADE, J. O. Introdução a Climatologia para os trópicos. 3ª ed. São Paulo: Bertrand Brasil, 1991. 332p. (tradução Professora Maria Juraci Zani dos Santos).

BEREZUK, A. G., GARCIA, M. R. Estudo de tendências do ritmo pluviométrico da bacia hidrográfica do Rio Pardo-MS. In: Revista Brasileira de Climatologia, 2011. p. 07 - 20

BEREZUK, A. G.; CESCON, M. Análise das Tendências do Ritmo Pluviométrico na Bacia Hidrográfica do Amambai – MS/Brasil. In: SILVA, C. A.; FIALHO, E. S.; STEINKE, E. T. Experimentos em Climatologia Geográfica. Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados – MS, Brasil. 2014. p. 325 - 340.

BEREZUK, A. G. Análise das Adversidades Climáticas no Oeste Paulista e Norte do Paraná. Presidente Prudente - SP: Universidade Estadual Paulista/ Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007. 379 p.

FARIAS, G.L. O Regime E As Tendências Pluviométricas Nas Unidades de Planejamento do Amambai E Iguatemi/Ms – Brasil. 2017. 129 p. Monografia (Graduação – Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Mapas. Disponível em:<ftp://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas/mapas_estaduais_e_distrito_federal/politico/2015/ms_politico1000k_2015.pdf> - Acesso em 12 de agosto de 2016.

MATO GROSSO DO SUL. Zoneamento Ecológico-Econômico de Mato Grosso do Sul: Contribuições técnicas, teóricas, jurídicas e metodológicas. Volume 1. 2009b.

MONTEIRO, C. A. F. Da Necessidade de um Caráter Genético à Classificação Climática (Algumas Considerações Metodológicas a Propósito do Estudo do Brasil Meridional). Revista Geográfica. Rio de Janeiro, v. 31, n. 57, 1962.

SOUZA, E. C. A. M. Regime pluviométrico na bacia hidrográfica do rio Ivinhema-MS no período de 1977 a 2006. 2013. 190 p. Dissertação (Geografia - Mestrado) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS.

ZAVATTINI, J. A. O Paradigma da Análise Rítmica e a Climatologia Geográfica Brasileira. Revista Geografia, Rio Claro, v. 25, n. 3, p. 25-43, 2000.

ZAVATTINI, J. A. As chuvas e as massas de ar no estado de Mato Grosso do Sul: estudo geográfico com vista a regionalização climática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

Downloads

Publicado

2018-06-08

Como Citar

Farias, G. L. de, & Berezuk, A. G. (2018). O regime pluviométrico no extremo sul de Mato Grosso do Sul entre os anos de 1976 – 2015. ENTRE-LUGAR, 9(17), 44–61. https://doi.org/10.30612/el.v9i17.8314

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)