Atuação do conselho municipal de turismo de Dourados/MS, entre os anos de 2004 e 2012.

Autores

  • Daniele Carla da Silva
  • Maria Cristiane Fernandes da Silva Lunas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Instância de governança. Conselho municipal de turismo. Dourados.

Resumo

Este trabalho objetivou dar continuidade ao processo de resgate histórico do Conselho Municipal de Turismo de Dourados – COMTUR, levantar suas principais ações entre os anos de 2004 e 2012, e fazer uma discussão sobre sua atuação e contribuição para o desenvolvimento do turismo no município. Pretendeu ainda falar sobre instâncias de governança e de como o conselho municipal de turismo se enquadra em suas ações. A metodologia do trabalho foi organizada através do referencial teórico, pesquisas em atas de reuniões do conselho, sendo identificadas as ações mais importantes em que o conselho esteve envolvido. O estudo resultou na identificação das ações realizadas pelo conselho e pelo poder publico referentes ao desenvolvimento do turismo para a cidade de Dourados. Este trabalho também mostra grande atuação da Prefeitura Municipal de Dourados e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, nas atividades do conselho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Carla da Silva

Bacharel em Turismo. Especialista em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo.

Maria Cristiane Fernandes da Silva Lunas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Turismo. Mestre e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa PLANGEDTur.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Programa de Regionalização do Turismo. Módulo Operacional 3: Institucionalização das Instâncias de Governança Regional. Brasília, 2007.

BRASIL. Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre a Política Nacional de Turismo.

CERQUEIRA, R.R. As Instâncias de Governança de Turismo no Brasil. In: ZAPATA, T. Desenvolvimento local e a nova governança, 201-229. Recife: IADH, 2009.

DOURADOS. Decreto 634 de 05 de Março de 2012. Homologa o Regimento Interno do Conselho Municipal de Turismo 2012

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/dourados/panorama. Acesso em Jan 2018.

LAGE, B. H. G; MILONE, P. C. Economia do Turismo. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

PETROCCHI, M. Turismo, Planejamento e Gestão. São Paulo: Futura, 2001.

MOLINA, S.; ROBRIGUES, S. Turismo: Planejamento Integral. Bauru: EDUSC, 2001.

RUSCHMANN, D.V. M. Turismo e Planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas, 1997.

PARANÁ. Secretaria de Turismo do Estado do Paraná (2009). Orientações Práticas Às Instâncias De Governança De Turismo Do Paraná. Recuperado de <http://www.turismo.pr.gov.br/arquivos/File/CartilhaInstanciasdeGov.pdf>.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS), 1999. Regimento Interno Do Conselho Municipal De Turismo De Dourados-MS. Recuperado de .

Downloads

Publicado

2016-12-03

Como Citar

Silva, D. C. da, & Lunas, M. C. F. da S. (2016). Atuação do conselho municipal de turismo de Dourados/MS, entre os anos de 2004 e 2012. ENTRE-LUGAR, 7(14), 105–120. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/8129

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)