Violência e expropriação fundiária na chegada da frente pioneira à micro-região do Médio Tocantins-Araguaia

Autores

  • Victor Ferri Mauro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Jorge Eremites de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Frente pioneira. Colonialismo interno. Conflitos fundiários. Índios. História indígena.

Resumo

Até o fim dos anos 1950, o Médio Tocantins-Araguaia era uma região praticamente isolada e sem conexão com os grandes centros urbanos do país. Seus ocupantes eram em maior parte indígenas e camponeses, praticantes de uma economia de subsistência. Com a inauguração da rodovia Belém-Brasília (BR-153), em 1960, ocorreu um grande afluxo de pessoas para a região, valorizando as terras e despertando a cobiça de grileiros e especuladores, que expulsaram os antigos ocupantes. Intensificou-se a concentração fundiária. Ocorreram mudanças nas formas de produção, com a incorporação de tecnologias modernas. Cresceram o desemprego e a exploração do trabalho. Os ecossistemas regionais sofreram séria degradação com a intensificação da monocultura e da pecuária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Ferri Mauro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela Unesp, especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela UnB, mestrando em História pela UFGD. Ocupou o cargo de Sociólogo na Fundação Nacional do Índio - FUNAI - de 2004 a 2009. Desde setembro de 2009 é docente da área de antropologia da UFMS, Campus de Naviraí, aprovado por meio de concurso público.

Jorge Eremites de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor e pesquisador da UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados, instituição em que participa do curso de graduação em Ciências Sociais, do Programa de Pós-graduação em História e do ETNOLAB – Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história. Bolsista de produtividade em pesquisa, nível PQ-2, do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; pós-doutorando em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2010-12-19

Como Citar

Mauro, V. F., & Oliveira, J. E. de. (2010). Violência e expropriação fundiária na chegada da frente pioneira à micro-região do Médio Tocantins-Araguaia. ENTRE-LUGAR, 1(2), 93–118. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/711

Edição

Seção

Artigos