Planejamento ambiental de bacias hidrográficas como instrumento para o gerenciamento de recursos hídricos

Autores

  • Antonio Cezar Leal

Palavras-chave:

Planejamento ambiental. Bacias hidrográficas. Gerenciamento de recursos hídricos. Rio Santo Anastácio. Rio Paranapanema.

Resumo

O planejamento ambiental de bacias hidrográficas constitui um importante instrumento para o gerenciamento de recursos hídricos. Na perspectiva de contribuir para o debate, são abordados alguns pressupostos básicos do planejamento ambiental de bacias hidrográficas e gerenciamento de recursos hídricos, com foco em mananciais para abastecimento público e rios de domínio da União. São explicitadas pesquisas e ações desenvolvidas e em desenvolvimento nas bacias do Rio Paranapanema e do Rio Santo Anastácio, com apoio da FAPESP, CNPq e Comitês de Bacias Hidrográficas. As pesquisas estão articuladas em um projeto principal e são realizadas em várias escalas, envolvendo alunos de cursos de graduação em Geografia e Engenharia Ambiental e de pós-graduação em Geografia visando produzir estudos específicos que subsidiem ações de planejamento e gestão, bem como a formação de recursos humanos qualificados para atuar nos sistemas de gestão ambiental e de recursos hídricos. Os resultados são disponibilizados aos órgãos gestores e à comunidade, bem como subsidiam ações de Educação Ambiental para professores, alunos e comunidade regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

Leal, A. C. (2012). Planejamento ambiental de bacias hidrográficas como instrumento para o gerenciamento de recursos hídricos. ENTRE-LUGAR, 3(6), 65–84. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2447

Edição

Seção

Artigos